Antes do evento começar, a Nintendo distraía os presentes com trivias de perguntas e respostas sobre seus games.

Até que a última pergunta foi sobre Zelda. E então…

Uma orquestra com coro começa a tocar a trilha sonora de Zelda, enquanto imagens do game eram apresentadas. Estamos falando dos 25 anos de Zelda.

Na sequência, a lenda Shigeru Miyamoto, criador da série Zelda, sobe ao palco, com um tradutor. Informa que em 2011, a Nintendo comemora o primeiro quarto de século de The Legend of Zelda, e que a música executada pela orquestra na abertura do evento era da trilha de The Legend of Zelda: Skyward Sword.

Miyamoto diz que para esse aniversário de 25 anos, eles prepararam um sistema de jogo para cada uma das plataformas da Nintendo. The Legend of Zelda: Link’s Awakening será o primeiro título que será lançado na eShop Virtual Console, e está disponível aos jogadores a partir de hoje. Na semana que vem, The Legend of Zelda 3D chegará ao Nintendo 3DS de todo o mundo. Para o Nintendo DS, The Legend of Zelda: Four Swords chegará em modo download de forma gratuita, a partir de setembro.

Por fim, Skyward Sword para o Nintendo Wii chegará ao mercado ate´o Natal, com o Motion Plus especialmente desenhado para o jogo, fazendo o papel de espada.

A Nintendo também vai oferecer concertos sinfônicos com a trilha sonora da saga, com uma turnê mundial (esperamos que eles venham ao Brasil), assim como a trilha sonora de alguns dos jogos Zelda. O primeiro será Ocarina of Time, e será oferecido aos jogadores de forma gratuita, para aqueles que registrarem o seu game no Nintendo Club.

Na sequência, Satoru Iwata, presidente mundial da Nintendo, sobe ao palco. Começa a falar que a principal motivação da Nintendo é expandir o número de jogadores de videogames, rompendo as barreiras entre aqueles que nunca jogaram videogames na vida para os jogadores mais experientes. Segundo Iwata, “acreditamos que uma nova plataforma representa um grande passo para alcançar esse objetivo. Porém, nosso novo console não vai chegar antes de 2012, de modo que vamos apostar tudo no 3D”.

Um trailer de futuros jogos para Nintendo 3DS são exibidos no palco.

Demos de jogos. Começando com Mario Kart 3D, que tem lançamento previsto para o Natal de 2011. Entre as principais mudanças, o recurso de voo livre, como mostrado nas fotos, além das corridas debaixo d’água e personalização dos karts.

Star Fox também está de volta, para o Nintendo 3DS. O modo multiplayer estará disponível, com a melhoria que você pode ver a reação de seus oponentes, através das câmeras frontais. Disponível em setembro de 2011.

Mais um jogo da série Mario, criada do zero e centrada no 3D. O game chega antes do final do ano.

A próxima novidade é Kid Icarus: Uprising, que já foi visto no ano passado, mas agora, com mais detalhes. Gigantes, hidras de várias cabeças e combates multiplayer. Lançamento previsto para algum momento de 2011.

O próximo a ser apresentado é Luigi’s Mansion 2.

Agora, os jogos de terceiros: Ace Combat 3D, Tetris, Cave Story 3D, Resident Evil: Revelations, Driver Renegate, Pac-Man & Galaga Dimensions, Tekken 3D, entre outros.

Também foi falado do navegador web do 3DS e da eShop, com os jogos via download. Alguns demos via download serão distribuídos ao longo do ano. Entre os jogos, alguns clássicos, como o Excite Bike, e games da série Pokémon (Black e White).

E agora, o grande momento da coletiva: a apresentação do novo console da Nintendo, o Wii U.

O Wii U é um sistema único, unificador. O controle possui sticks analógicos, câmera frontal, botões home, start, select, uma caneta stylus, além de uma tela de toque e um tamanho que lembra um tablet. O sistema é compatível com os acessórios do  Wii tradicional. A vantagem é você poder jogar sem precisar da TV, pois a tela do seu controle tem generosas 6,2 polegadas. O Wii U será compatível com todos os tipos de jogos, tanto aqueles que usam movimento intuitivo, como aqueles que são controlados com as duas mãos. Conforme informado anteriormente, o console só chega ao mercado em 2012.

Segundo Iwata, a Nintendo quer que o novo Wii U crie um vínculo entre os seus jogos, sua TV e a internet. Será uma nova forma de oferecer entretenimento doméstico. Iwata informa que Shigeru Miyamoto foi um dos que mais investiram nesse projeto. Também informa que o game Smash Bros será um dos primeiros jogos para o Wii U, sem entrar em maiores detalhes. Mais demos de jogos, mostrando a interatividade do novo console.

LEGO City Stories também foi exibido, e parece ser o primeiro anúncio oficial de terceiros para o Wii U. Produtores e desenvolvedores falam sobre o potencial do novo console.

Para o lançamento do Wii U, estão confirmados: Darksiders 2, Tekken, Batman Arkhan City, e um novo Assassin’s Creed.

Em resumo, a Ninendo quer que o consumidor considere as suas 4 plataformas atuais: Wii, Wii U, 3DS e DS, onde cada uma delas é única. E assim, o evento se encerra.

Fiquem ligados! Ao longo de toda a semana, vamos manter vocês atualizados das principais novidades da E3 2011.

via Engadget