Você, folião carioca que vai beber todas as cervejas que vai encontrar no meio do caminho durante o carnaval, sabe que a urina que você vai expelir depois de tanta bebedeira pode se transformar em combustível para o trio elétrico do bloco do AfroReaggae. O projeto “Xixi Elétrico” basicamente vai aproveitar o xixi dos foliões como combustível para o veículo que vai animar a festa.

A ideia não só é inusitada como altamente sustentável. Os foliões serão incentivados a utilizar um mictório especial, que vai aproveitar a urina coletada para gerar energia. O mecanismo utilizado é inspirado nas usinas hidroelétricas, e segundo o idealizado do projeto, Lucas Tristão, o conceito pode ser aplicado para outras finalidades. Também é uma forma de fazer com que os foliões façam suas necessidades fisiológicas no lugar correto, e não no meio da rua.

O mictório será instalado no dia 9 de fevereiro, no posto 9 da orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A energia será gerada pelo fluxo da urina dos foliões, que por sua vez vai mover um dínamo instalado no mecanismo. A força gerada pelo dínamo será armazenada em uma bateria, que vai abastecer parcialmente o trio durante o desfile.

No ano passado, as autoridades cariocas estavam prendendo os foliões que foram flagrados fazendo xixi em locais públicos, mesmo com uma campanha da prefeitura local incentivando a não praticar o ato. Dessa vez, os festeiros agora contam com um motivo bem justificável para não urinar nas ruas. Afinal de contas, quanto mais eles utilizam o mictório com dínamo, mais tempo a festa dura.

Via Ciclo Vivo