android_kitkat

O recente relatório mensal da cota de mercado Android, divulgado no site de desenvolvedores da Google, mostra que o Android 4.4 KitKat, mesmo depois de três meses do seu lançamento, só alcançou 1.8% da cota total do mercado do sistema. O crescimento foi muito pequeno em relação ao mês anterior (1.4%).

O Android Jelly Bean segue crescendo na sua participação de mercado, passando dos 59.1% do mês passado, para os 60.7% do relatório atual. O que chama a atenção é o crescimento do Android 4.3, que passou dos 7.8% para os 8.9%.

As versões anteriores seguem em queda, mas ainda contam com muita participação do mercado Android: o Ice Cream Sandwich caiu dos 16.9% para 16.1%, enquanto que o Gingerbread saiu de 21.2% para 20%.

chart

Os dados mostram que a chegada dos dispositivos Nexus e Motorola com o Android KitKat não se converte em muitas mudanças nas cotas, e teremos que esperar que as linhas de maior sucesso – como a Samsung Galaxy, por exemplo – recebam o KitKat para que o cenário sofra uma alteração mais sensível.

Nesse caso, é inevitável a comparação direta com a Apple, que adota a política de oferecer as suas atualizações para todos os modelos aptos a recebê-las simultaneamente. O resultado disso: 64% de adoção do iOS 7 em apenas um mês de disponibilidade (hoje, essa cota é de 80%).

1

Via Android Developers