D-Link-DIR-890L

A D-Link publicou um interessante artigo que mostra três aspectos importantes que afetam o desempenho de jogos online. Para muitos, tais elementos são velhos conhecidos, mas é muito provável que a maioria não conheçam todos, de modo que o texto é bem útil.

Os elementos são: latência (ou ping), o jitter e a perda de pacotes, pontos essenciais que podem afetar negativamente a experiência gamer, ao pondo de arruinar o seu jogo por completo.

* Latência ou ping: é o atraso que se produz no envio e recepção de pacotes de uma rede, e certamente muitos de nós já sofremos disso em uma ocasião. Quando mais baixo, melhor, e o melhor é não ter downloads nem processos pesados em segundo plano enquanto jogamos, por exemplo.

* Perda de pacotes: são pacotes de dados que se perdem do caminho até o servidor, e se reflete normalmente através de saltos nos jogos online. É mais comum em redes WiFi.

* Jitter: é o desvio do sinal digital causado pelo ruído da transmissão. Se calcula somando a média de pings e dividindo pelo mesmo número de elementos somados. O jitter deve ser o mais baixo possível.

Todos esses elementos e sua incidência em jogos depende de muitos fatores, como a distância entre nosso equipamento e os servidores, a saturação dos mesmos, a potência do nosso equipamento e velocidade, tipo e capacidade de nossa conexão com a Internet.

Na hora de jogar online, é recomendável evitar ter aplicativos, downloads e processos em segundo plano, assim como recorrer à conexões cabeadas e apostar na banda larga, acompanhada de periféricos que podem aproveitar adequadamente essa conexão.

Via D-Link