whatsapp-alternativas

Não é novidade para ninguém dizer que o WhatsApp é o rei das mensagens instantâneas da atualidade. Algo que o MSN Messenger já foi, mas assentado em um setor de constante crescimento, como é o dos smartphones. Mas ser o maior não quer dizer que é o melhor nem o mais completo, e por isso que diante das carências do aplicativo oficial aparecem as soluções alternativas. Algumas delas utilizando sua própria rede.

Usar esses aplicativos envolve os seus riscos. Os usuários podem sofrer suspensões temporárias e até permanentes na tentativa. Porém, os serviços seguem existindo e vamos comentar nesse post sobre três deles.

Tais serviços adicionam funcionalidades extras que o aplicativo oficial do WhatsApp não possui, e podem ser úteis aos heavy users do serviço. Mas sempre vale aquele aviso: use por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos pelos resultados.

 

WhatsApp Plus Reborn

whatsapp-plus-reborn

Antes ele se chamava WhatsApp Plus, e agora recebe o sobrenome Reborn, mas é o mesmo aplicativo que já era conhecido por muita gente. Foi o caso mais sondado de fechamento de serviço por parte do WhatsApp no começo de 2015, e acabou com a ameaça de envolver advogados por conta da “violação dos direitos do autor”. Tais pressões fizeram eles fechar as portas, mas agora eles estão de volta.

O aplicativo não está na Google Play nem na App Store do iOS, mas pode ser baixado a partir do seu site oficial. O WhatsApp Plus Reborn não conta com algumas funcionalidades do aplicativo original, como as chamadas de voz e instalação simultânea. Em compensação, o usuário recebe temas personalizados, pode trocar o nome dos nossos contatos independente da agenda do telefone, compartilhar arquivos e trocar a cor do ícone do aplicativo.

 

GBWhatsApp

gbwhatsapp

O GBWhatsApp conta com uma versão adicional, o GBWhatsApp Plus, e é um MOD do WhatsApp realizado pela GB Mods, oferecendo algumas funções extras que o aplicativo oficial não implementa.

Por exemplo, o tamanho do envio dos arquivos de vídeo salta de 16 MP para 1 GB, e podemos enviar 90 imagens de uma só vez, no lugar de apenas 10 imagens. Conta com estatísticas para os grupos, permite a troca de ícone e das notificações, além de elaborar uma visualização prévia dos vídeos recebidos, para que o usuário decida ou não fazer o download do vídeo para o smartphone.

Eles garantem que este é um aplicativo não detectável e imune aos banimentos do WhatsApp, mas o risco existe, e você deve correr por sua conta e risco. Com o GBWhatsApp, podemos ter uma segunda conta de forma simultânea e, diferente do WhatsApp Plus Reborn, conta com o seu próprio módulo com opções extra de privacidade.

 

GioMod

giomod

O GioMod conta com uma peculiaridade: só pode ser instalado uma vez, tal como todos os aplicativos, mas conta com um irmão gêmeo, o GioWhatsApp, que pode ser instalado em conjunto, permitindo o uso de duas contas do WhatsApp simultaneamente.

De acordo com os desenvolvedores, com o GioMod teremos opções de privacidade mais avançadas que as presentes no WhatsApp: podemos ocultar nosso status de conexão, desaparecer a sinalização de leitura tanto em conversas individuais como em grupos, e até desaparecer o double check normal.

O uso do GioMod pode fazer com que a sua conta seja permanentemente banida do WhatsApp, de modo que só você pode decidir se vale a pena correr os riscos.

 

O que eu faço se o WhatsApp me banir?

Este é um risco real. Utilizar qualquer aplicativo não oficial do WhatsApp pode fazer com que o seu número de telefone fique excluído do uso do aplicativo. Ou temporariamente, ou para sempre. É algo que você precisa estar consciente antes de instalar um aplicativo não oficial.

Obviamente, se a suspensão é de 24 horas, só resta sentar e esperar que o tempo passe. Se o a suspensão foi definitiva, você pode sentar e começar a chorar. Ou acessar o WhatsApp por outro número de telefone. Aliás, o WhatsApp está melhorando com o passar do tempo, e se antecipar a estas mudanças com os aplicativos alternativos é correr um risco desnecessário nas maioria dos casos.

O WhatsApp é quem impõe suas normas. Eles nunca quiseram aplicativos de terceiros, e quando você viola essas regras, precisa aceitar as consequências. Esses apps alternativos nunca foram seguras, e um dos riscos do seu uso é que, além da própria privacidade do usuário, é o fato do próprio WhatsApp te expulsar da brincadeira, e te obrigar a ter uma vida bem mais tranquila.