galaxy-s6-02

A TrendForce apresentou o seu relatório do primeiro trimestre de vendas para o mercado de smartphones. Nesse relatório, ainda não entram os números de vendas dos novos smartphones da Samsung, mas podemos ver outros detalhes interessantes, como o crescimento de alguns fabricantes chineses.

O estudo da TrendForce já mostra uma recuperação da Samsung, mesmo sem computar os números dos novos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. O reflexo aqui pode ser pelas vendas dos lançamentos de modelos com materiais mais nobres, inseridos no mercado ao longo do segundo semestre de 2014.

Por esse relatório, a Samsung sai dos 24.7% de market share no quarto trimestre de 2014 para 27.8% do primeiro trimestre de 2015. Praticamente recuperou o que perdeu para a Apple no período, já que como era de se esperara, o número de vendas dos iPhones caiu no primeiro trimestre desse ano.

650_1200

O TrendForce coloca a Huawei na terceira posição, ultrapassando a Lenovo, que segue no top 5. Também é interessante ver o crescimento da LG, que avançou uma posição nas vendas.

Voltando a falar da Samsung, é lógico pensar que o segundo trimestre de 2015 será muito proveitoso para eles, uma vez que os novos Galaxys estão no mercado, atraindo muito interesse dos consumidores. Sobre o volume de vendas em geral, foram estimadas 291 milhões de unidades vendidas, ou 9.2% a menos que no trimestre anterior. Algo que também é normal, pelo mesmo motivo de queda das vendas de iPhones.

 

Menos vendas na China

O TrendForce também revela uma queda de vendas na China, país que apresenta um cenário muito interessante, com Huawei, Lenovo e Xiaomi dominando o mercado. Huawei e Lenovo também trocaram de posição no começo desse ano.

650_1200 (1)

Esperamos os dados oficiais dos fabricantes, assim como os relatórios do IDC, Canalys e Gartner. Mas uma coisa fica bem clara: as cotas de mercado estão muito condicionadas ao lançamento de smartphones importantes, e pela proximidade das vendas natalinas, além do bom funcionamento do mercado chinês (um terço das vendas acontece nesse país).

Via TrendForce