onibus china

Foi apresentado na China um ônibus que é capaz de passar por cima dos carros. A ideia tem seis anos de desenvolvimento, e finalmente pode ser testada sem maiores problemas.

 

Como funciona o Transit Elevated Bus

É um conceito simples: o protótipo do Transit Elevated Bus se move através de trilhos colocados nas extremidades da estrada, e se encontra elevado para poder passar sem problemas por cima dos carros. Isso faz com que muita gente ganhe tempo no deslocamento, algo que é fundamental nos países asiáticos.

Dentro do Transit Elevated Bus, há espaço para abrigar 300 passageiros. O veículo conta com 22 metros de largura, 7,8 metros de largura e 4,8 metros de altura. Por ser um protótipo, o projeto final pode ser bem diferente do que esse.

A altura permite que o ônibus passe por cima de veículos que medem menos de dois metros de altura, ou carros comuns e motos. Caminhões e veículos grandes ficam de fora. Sua velocidade máxima é de 50 quilômetros por hora, mas nos primeiros testes o veículo só percorreu 300 metros dos 1.000 metros planejados, e em uma velocidade muito lenta.

Aos poucos esse projeto vai evoluir, e a versão final deve cumprir com as expectativas criadas. Mas por enquanto, temos mais dúvidas do que certezas.

Vídeo a seguir.

 

Via Shanghaiist