Japan Earthquake Autos

A utilização de robôs em processos industriais foi um elemento chave no desenvolvimento de melhores e mais eficientes processos de fabricação. Porém, a Toyota não pensa dessa forma. A montadora japonesa decidiu substituir as máquinas automatizadas em algumas de suas fábricas no Japão, e criou linhas de produção onde um bom número de funcionários realizam as tarefas que antes eram exercidas pelas máquinas.

O Japão é o país do mundo com o maior número de robôs industriais, porém, a Toyota decidiu voltar atrás, e colocar um especialista humano em algumas tarefas que antes eram realizadas pelos robôs. Entre outras coisas, a Toyota teme que tanta automação faça com que sejam necessários muitos funcionários de médio conhecimento, e com muita pouca habilidade para tarefas mais minuciosas.

A eficiência da solução é algo surpreendente, e segundo um dos responsáveis do projeto na Toyota, a acumulação de resíduos se reduziu em 10%, além de reduzir a linha de produção e abatimento de custos de algumas partes do chassi do carro envolvido.

Via Bloomberg