Toshiba Satellite P50-C-01

Nas últimas semanas, a Toshiba apresentou a renovação dos seus portáteis. Foram 28 modelos novos para atualizar a linha de consumo (média e média alta), onde o principal destaque vai para a atualização de hardware para se preparar para a chegada do Windows 10.

Os modelos recebem um microfone dual para o reconhecimento de voz com o Cortana, e a introdução do WiFi a/c. Mas de todos esses modelos, um deles se destaca, e deve servir de referência nesse ano para a Toshiba: o Satellite P50-C.

Nas suas especificações, o Satellite P50-C é um notebook top de linha: processador Intel Core i7 ou AMD A10, gráficos NVIDIA GeForce 930M ou GTX950M com até 4 GB de RAM, SSD de 256 ou HD de 2 TB ou unidade híbrida de 1 TB, tela Full HD para os modelos mais básicos ou UHD 4K para o modelo mais avançado (com tela de 15.6 polegadas), e corpo de plástico como material principal, com um peso 20% menor que aquele presente no modelo anterior.

Toshiba Satellite P50-C-02

O Windows 8.1 Pro vem pré-instalado, mas uma vez disponível o Windows 10, a atualização pode ser feita sem maiores problemas, e de graça. Ao contar com o hardware apropriado, podemos usar o Cortana e o novo suporte para WiFi.

Na parte de conectividade e suporte de dispositivos, temos a clássica distribuição de portas USB 3.0 e conector HDMI. E entre tudo isso, temos um elemento que chama muito a atenção: o suporte para o Millennial Discs.

Esses discos são uma espécie de DVD ou Blu-Ray com um tratamento especial, que pode manter os dados salvos com qualidade por até 1000 anos, e sem danos. Não há informações sobre como eles fazem isso, pois tal recurso é tratado como um segredo industrial, e a patente pública não revela muitos dados.

Surpreende que eles decidam dar suporte para uma tecnologia desse tipo, mas não incluam – por exemplo – o USB Type-C, que parece ter maior projeção.

Apesar do Satellite P50-C ser um modelo top de linha, a Toshiba volta a apostar em um preço mais comedido, a partir de 999 euros, alcançando os 1.199 para a versão mais avançada. Levando em conta que a diferença de preço dos dois é bem pequena, vale a pena investir no modelo mais potente.

O P50-C estará disponível ao longo desse mês e provavelmente chegará nas lojas antes do lançamento do Windows 10, previsto para o dia 29 de julho.