toshiba-teaser

A Reuters informa que a Toshiba, recentemente envolvida em uma série de problemas (como por exemplo a falsificação de suas contas nos últimos sete anos) está em negociações com a Fujitsu e a Vaio, com a ideia de fundir o negócio de PCs das três empresas, criando uma nova (e gigante) empresa nesse segmento.

De acordo com fontes próximas das negociações, Toshiba e Fujistu estão apenas planejando a possibilidade de fundir seus negócios, mas até agora não há nenhuma certeza que isso vai acontecer nos próximos meses. Por outro lado, a Vaio entraria como terceiro protagonista, sendo uma empresa independente a partir desse ano, depois de se separar da Sony.

Caso a fusão aconteça, estaremos diante de uma nova empresa que vai controlar 30% do mercado japonês, superando a NEC-Lenovo, que possui hoje 26,3% de participação, além de poder enfrentar diretamente as gigantes do mercado norte-americano (Dell e HP).

Soma-se à isso ao anúncio da Fujitsu em outubro, onde informaram que estavam abandonando o mercado de computadores portáteis, em um movimento similar ao que fez a Sony com a Vaio, e temos um cenário bem crível Na verdade, a Toshiba busca mais que uma compra, mas sim uma fusão de negócios.

Com isso, as três empresas garantem uma sobrevida em um mercado cada vez mais complicado, com novas empresas aparecendo todos os dias, com produtos com menor custo, sem falar nos tablets conversíveis que começam a dominar o mercado que antes era dos computadores portáteis.

Via Reuters