torre_eiffel

Um dos símbolos mais importantes do mundo é a Torre Eiffel, que com 127 anos de idade segue se atualizando, com muitos dos seus sistemas se tornando mais amigáveis para o meio ambiente. Depois de mais de 30 anos de sua última grande reforma, a torre se tornou mais sustentável, com a instalação de painéis solares, sistemas de coleta de chuva, iluminação LED, novo sistema de calefação, e duas turbinas eólicas, que reduzem drasticamente o consumo de energia.

As duas turbinas eólicas são as grandes novidades dessa última atualização, já que ambas gerarão pouco mais de 10 mil kWh ao ano. Energia mais que suficiente para o funcionamento diário da torre. A instalação e o design dessas turbinas ficou por conta da norte-americana Urban Green Energy (UGE), que fez um design espacial para receber as correntes de ar a partir de qualquer ponto, podendo ser instaladas a 122 metros de altura e pintadas de bronze, para que passem desapercebidas aos olhos dos turistas. As turbinas são totalmente silenciosas.

Essa atualização é parte dos esforços do governo parisiense para diminuir o consumo de energia elétrica, tal como estipula o seu plano para combater o aquecimento global publicado em 2007, onde eles esperam reduzir as emissões contaminantes em até 25% no ano de 2020.

650_1000_v1b6rz1ohdsiqkeklshq 650_1000_nyvaqj5yyez8d1v0nmay

Via UGE