Tobii Formula 1 simulador

A equipe do canal SkySports F1 levou a equipe de Formula 1 Force India para um circuito, recrutou o piloto da escuderia Nico Hulkemberg, fez o mesmo utilizar óculos especiais desenvolvido pela Tobii, que por sua fez acompanhou o movimento dos olhos do piloto, permitindo o registro dos tempos de reação ou os pontos onde a vista está centrada em cada momento.

A ideia é mudar a perspectiva da visualização da corrida, onde normalmente temos câmeras on-board que mostram tudo de forma subjetiva, enquanto que dentro do carro tudo acontece em uma velocidade muito mais rápida, testando o tempo todo a velocidade de raciocínio e reação do piloto.

Tudo muito rápido. Em décimos de segundo

Tobii Formula 1 simulador 02

O vídeo mostra como Nico faz as manobras dentro do carro de forma natural, mas para uma pessoa comum, o tempo de reação para tantas situações seria muito menor, ainda mais para fazer tudo com tanto automatismo.

Os óculos desenvolvidos pela Tobii contam com cinco pequenos sensores infra-vermelho que são capazes de registrar todos os movimentos dos olhos. O vídeo mostra o desenho acima do ponto onde o piloto está focado.

O estudo mostra como os olhos de Nico trabalha muito e em alta velocidade. O ponto de foco do olho humano é relativamente pequeno, onde muitas vezes o processamento do cérebro compensa esse movimento no registro das mudanças de foco, algo que uma câmera não consegue fazer.

O cérebro do piloto é treinado para compreender muitas informações em décimos de segundo. Ao sair do pit lane, Nico leva 0,1 segundos para registrar o que há no seu retrovisor, enquanto que um motorista normal levaria em média meio segundo.

A Tobii é a mesma que está desenvolvendo sistemas de monitorização de movimentos dos olhos para os computadores portáteis da MSI, além de desenvolverem sua tecnologia com projetos relacionados à universidades e videogames.