b5evd69gzshcltfq3bdj

Os mais entusiastas em matéria de design provavelmente identificaram a nova tipografia dos menus do Apple Watch. Não, não é a Helvética Neue Ultralight do iOS. É um tipo de letra completamente diferente, com nome desconhecido.

A mudança é apenas uma piada, mas lembra os melhores tempos da Apple. Muita gente questionou a escolha da Helvética no OS X Yosemite, por conta dos problemas de visualização dessa fonte em tamanhos muito pequenos. A própria Apple reconhece que a tipografia do Apple Watch foi desenvolvida especificamente para ele, para fazer com que os textos sejam legíveis em qualquer tamanho.

Algo semelhante aconteceu com o primeiro iPod, onde eles precisavam de um tipo de letra que fosse visível com resoluções baixas e elevado contraste. Na época, a Apple ressuscitou a tipografia Chicago, desenvolvida por Susan Kare, e utilizada pelo primeiro Mac.

lqftm3rxzlc517qlqbwu

Mais uma vez, a Apple desenvolve a sua tipografia no lugar de confiar em fontes de terceiros. Poderia ser a Apple Sans, que supostamente levou anos de desenvolvimento dentro da empresa, mas não deve ser o caso. Seja qual for essa fonte, a decisão agora não deixa de ser uma boa notícia para o Apple Watch, e não será surpresa se essa mesma fonte aparecer em outros dispositivos da Apple em um futuro a médio prazo.