TIM 2016 Logo

A TIM decidiu voltar atrás, e anunciou hoje (27) que volta a oferecer pacotes de internet móvel com navegação “ilimitada” após o término da franquia.

Antes, a operadora estava bloqueando as conexões dos seus clientes depois do limite de franquia contratado ser ultrapassado, o que obrigava os usuários a adquirirem pacotes de internet adicionais. Como a TIM viu que isso não dava muito certo, eles decidiram voltar a oferecer uma velocidade reduzida quando essa franquia é ultrapassada.

A partir de agora, os clientes dos planos Infinity Web e Infinity Web + Torpedo com franquias de 50 MB, 100 MB e 200 MB poderão seguir navegando com velocidade reduzida após ultrapassarem essa franquia de dados. Nesse caso, a velocidade da conexão é reduzida para míseros 30 kb/s, que são suficientes ao menos para utilizar serviços de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger.

 

Beneficiar usuários com tarifação diária

De acordo com a TIM, a medida foi tomada para beneficiar os usuários que possuem pacotes com tarifação diária, que hoje são 85% dos clientes dentro dos planos pré-pagos. A operadora oferece pacotes semanais ou mensais nos planos TIM Pré, com franquia de dados e minutos no mesmo plano. Nesses casos, depois do término da franqia, a conexão é bloqueada, e o usuário segue obrigado a contratar um pacote adicional.

A operadora mudou a tarifação também por entenderam que contam com limites de dados mais baixos, oferecendo assim uma maior liberdade de escolha para quem usa as ofertas diárias. Com pacotes menores, o cliente sente mais o fim da franquia.

A redução de velocidade é opcional e gratuita até o dia 31 de agosto, e esse prazo pode ser prorrogado. Para quem quiser seguir navegando com a velocidade plane terá que contratar um pacote adicional, como é feito até hoje.

Via Tecnoblog