A TIM anunciou oficialmente o seu novo serviço TIM Casa Internet, uma conexão de internet banda larga fixa residencial com 4G.

Os planos contam com 2 Mb/s (R$ 93,90/mês) e 4 Mb/s (R$ 119,90/mês), com franquias de dados de 50 GB e 80 GB, respectivamente. Depois do consumo dessa cota, a velocidade é reduzida para 100 kb/s até o próximo ciclo, e os dois planos contam com upload de 2 Mb/s. O modelo WiFi é oferecido gratuitamente (via comodato), com fidelização de 12 meses.

O serviço está disponível em poucas cidades brasileiras, mas o objetivo da TIM é alcançar 80 municípios até o final do primeiro trimestre de 2018. O TIM Casa Internet tem caráter inclusivo, ou seja, ser a primeira banda larga residencial de 80% dos clientes, funcionando em qualquer lugar com cobertura 3G ou 4 GB da operadora.

Tecnicamente, o TIM Casa Internet é um Serviço Móvel Pessoal (SMP), ou seja, é o mesmo protocolo adotado para as redes celular, o que não recai nas regras de limite de franquia de dados para redes domiciliares.