Tim Berners-Lee, conhecido mundialmente como ‘o pai da internet’, falou em recente entrevista sobre o estado da web nesse momento, e os grandes problemas que ela enfrenta. Um dos mais graves obstáculos que ele vê é a negatividade do auge das redes sociais, onde o assédio e os abusos de alguns usuários sobre os outros estão na ordem do dia.

Tim acredita que as principais redes sociais deveriam começar a tomar medidas que reduzam esses comportamentos, e uma boa ideia para começar a melhorar seria premiar as boas ações dos seus usuários.

Também acredita que é problemático que gigantes como Facebook e Google tenham um domínio profundo sobre a internet, algo que é notável porque podem controlar as opiniões e ideias compartilhadas na rede. Afirmou claramente que as duas impedem o surgimento de rivais potenciais, apostando na compra de startups antes que estas evoluam e possam alcançar seus objetivos.

Por fim, Berners-Lee falou sobre a polêmica ruptura da neutralidade da rede. Ele confirmou que tentou convencer Ajit Pai, mas que não teve chances disso porque ele está rodeado de “pessoas com uma forma de pensar muito tradicional”.

Apesar de tudo, ele se mantém otimista, afirmando que a batalha ainda não está perdida.

 

Via The Guardian