Thread-Group-nest

Uma nova iniciativa chamada Thread Group nasceu hoje, onde as gigantes de tecnologia Google, Samsung e ARM assumiram o controle da Nest Labs, com o objetivo de investir recursos na pesquisa de soluções para a busca do lar inteligente.

O novo padrão estaria focado em conectar produtos desenvolvidos exclusivamente para o lar, com a promessa que qualquer dispositivo com conectividade sem fio (padrão IEEE 802.15.4) poderá se conectar a outro dispositivo, com uma simples capa de software.

As vantagens do padrão Thread Group seriam:

– O baixo consumo de energia
– Uma capa de segurança para a comunicação entre os dispositivos
– A compatibilidade com produtos já existentes, que suportam padrões e protocolos de conectividade atuais, como as lâmpadas inteligentes da Philips ou o termostato inteligente da Nest.

O primeiro passo já foi dado. Há uma ampla gama de dispositivos que podem se integrar com outros, bastando a integração de um chip compatível com o padrão já citado. É bem mais simples enviar uma atualização de software do que fabricar um novo produto com uma frequência diferente. Além disso, essa é uma aliança que aposta principalmente no hardware que já existe, diferente de outras iniciativas.

O principal objetivo da Thread é utilizar uma nova forma de conectar os dispositivos que funcionam dentro do conceito de lar conectado (ou internet das coisas), tentando utilizar o padrão WiFi ou Bluetooth como meio de conexão dos dispositivos envolvidos.

Segundo o site oficial da aliança, o primeiro padrão será publicado em algum momento de 2014, mas os dispositivos que receberão os novos rádios Thread só chegariam ao mercado no meio de 2015, até que a iniciativa se volte ao hardware, e seja mais “amigável” para outras propostas.

TG_ThreadHomeNetwork_illo_v2

Via Thread Group