the-beatles

Depois de anos de negociações, a discografia dos The Beatles estará disponível para os usuários dos principais serviços de música por streaming a partir de amanhã, 24 de dezembro. É uma façanha para o setor musical.

Não foi nada fácil. The Beatles é uma das bandas de pop/rock mais populares e influentes da história, mesmo depois de mais de 40 anos após o seu fim. A sua ausência dos serviços de música sob demanda não era uma casualidade. Não sabemos exatamente o que mudou, mas a aparição das faixas na Apple Music deve ter acelerado os acontecimentos.

Também não foram revelados se as músicas estarão ao alcance de todos os usuários desses serviços, já que os citados (Amazon Prime Music, Apple Music, Google Play Music, Spotify e Tidal) contam com versões gratuitas, algo que não agrada a indústria fonográfica. A possibilidade de que apenas os usuários dos planos pagos aproveitem desse acervo, mas isso parece algo pouco provável. Em 2015, outra banda de rock muito resistente ao mundo do streaming, sucumbiu ao mundo da distribuição de áudio gratuita: a AC/DC.

Por outro lado, os tempos hoje são outros, e apesar dos lucros da música digital superarem os das vendas em formato físico, as gravadoras apertam os cintos para extrair o que podem de dinheiro dos serviços. Em 2015, vimos como músicos de renome retiraram os seus trabalhos dos serviços de streaming, principalmente depois da notícia que os planos gratuitos possuem data de caducidade.

Via Recode