FirefoxOSenAndroid

A Mozilla publicou o Firefox OS 2.5 Developer Preview como um aplicativo instalável para o Android. Ou seja, você não precisa rootear o smartphone ou instalar um novo sistema operacional para os testes.

Logo, não é uma versão prévia de desenvolvimento não estável, destinado aos testes, o que pode trazer alguns erros. Além disso, a melhor experiência de usuário é obtida flasheando o smartphone com o método oficial da Mozilla para alguns modelos, ou de forma extra-oficial com alguma ROM customizada.

Obviamente, a possibilidade de testar o Firefox OS no Android através de um aplicativo facilita e muito a tarefa da maioria dos usuários. Basta fazer o download e instalar. Não é uma ideia exatamente nova, já que os desenvolvedores da Mozilla já lançaramo o b2gdroid (Boot to Gecko Droid) em modo de launcher. O Firefox OS 2.5 Developer Preview dá um passo além, não apenas modificando a tela inicial do dispositivo, mas adicionando alguns aplicativos padrão, como e-mail, calendário ou chamadas, além de oferecer um sistema de notificações próprio.

É basicamente o mesmo conceito do b2gdroid, mas mais refinado e completo. Vale relembrar que nada está estável, e que o desempenho pode desagradar. Mas ao menos vale dar o benefício da dúvida, pela alternativa que é. Se você deseja uma experiência mais completa, não tem jeito: tem que flashear o sistema operacional.

Via Mozilla