youtube

Existem várias formas para você enviar os seus vídeos para o YouTube. Desde gravar e enviar o vídeo bruto via app oficial YouTube Capture até editar o vídeo no seu smartpone ou computador, e depois enviar para a plataforma.

O YouTube até ofereci um editor oficial, que vai deixar de estar disponível em setembro de 2017. Felizmente, temos uma lista de aplicativos que podem editar seus vídeos de forma simples, de graça e com comodidade.

 

 

Filmora

 

O Filmora (Windows, Mac) traz tudo o que é necessário para preparar um vídeo para o YouTube: efeitos de transição, edição não linear, temas pré-definidos, música de fundo, títulos, créditos e outros elementos. Depois de editado, você pode enviar o vídeo para a plataforma pelo próprio aplicativo. A versão paga oferece recursos adicionais.

 

 

OpenShot

 

O OpenShot (Windows, Mac, Linux) também oferece interessantes resultados, combinando vídeo e música, adicionando textos na tela, efeitos e transições animadas, entre outras. Possui uma aparência simples, para quem só quer um bom editor de vídeo. Conta com um paleta de ferramentas muito completa. Não se integra ao YouTube, mas permite exportar os resultados da edição para qualquer forma co compatível.

 

 

Shotcut

 

O Shotcut (Windows, Mac, Linux) é outro editor de vídeos bem prático. Compatível com a maioria dos formatos de vídeo e áudio, inclui até resolução 4K, e conta com as funções habituais e uma grande lista de filtros e modos de edição para o áudio. Seu painel de opções pode ser confuso, mas ajuda o app a cumprir com o que promete. E, se tudo ficar complicado demais, veja um dos seus tutoriais em vídeo.

 

 

VideoPad

 

O VideoPad (Windows, Mac) é mais automatizado, e é compatível com vários formatos, permitindo o envio do vídeo diretamente para o YouTube ou Facebook, exportando para diferentes resoluções, aplicando efeitos e transições, removendo cenas ou incluindo uma trilha sonora. É um software mais simples, mas igualmente funcional.

 

DaVinci Resolve

 

Pensado prioritariamente para os profissionais, o DaVinci Resolve possui uma versão gratuita e outra paga, sendo que ambas é capaz de realizar edições com resultados de alta qualidade em computadores com diferentes características de hardware. Permite edição de vídeos em várias faixas e até em 4K, com recursos específicos para áudio, transições e outras ferramentas de pós produção.

Permite ainda trabalhar com a pós produção do vídeo, alterando a fotografia da cena, e obter assim resultados profissionais. Apesar de não integrar o envio de vídeos para o YouTube, vale a pena o teste para quem precisa de funções avançadas de edição.