silk-road-01

A justiça norte-americana sentenciou Ross Ulbricht à pena de prisão perpétua, sendo que a pena mínima que se pedia para o criador do site de tráfico ilegal de drogas Silk Road era de 20 anos de prisão. O juiz estabeleceu a pena baseado em até sete delitos, inclusive o de narcotráfico e lavagem de dinheiro.

O Silk Road foi fechado há três anos, com a prisão do seu criador. O juiz do estado de Nova York argumenta na sentença que Rosso foi responsável pelo movimento de US$ 200 milhões na venda de drogas, dos quais ele teria ficado com pelo menos US$ 18 milhões, graças a mais de 100 mil contas de usuários, 4 mil vendedores e uma oferta de até 13 mil drogas ilegais.

Veremos em breve se a decisão da justiça vai causar algum efeito na proliferação de sites similares ao Silk Road, que cresceram e muito a partir de 2013, com o amparo da Deep Web, mesmo com a prisão do responsável pelo chamado Silk Road 2.0, Blake Benthall.

A grande investigação na Deep Web começou mesmo com o caso de Ulbricht, que gerou uma série de prisões, sites fechados e até casos de corrupção com agentes federais envolvidos.

 

Via New York Times