Ten Fold

A empresa britânica Ten Fold Engineering está chamando a atenção do mundo todo com a sua proposta de casas que se constroem em menos de 10 minutos.

Essas casas podem ser transportadas, e já contam com tudo o que é necessário para se viver, incluindo os móveis.

É uma estrutura que pode ser montada e desmontada por si, que pode ser utilizada como casas, restautantes, escritórios, lojas, stands para eventos e até como refúgio em áreas de desastre.

 

 

A estrutura dispensa o uso de maquinários especializados, mão de obra ou conhecimentos em construção ou arquitetura. Basta apertar um botão em um controle remoto para que a casa seja montada.

Essas casas são apenas modelos do que a empresa possui hoje, onde a estrutura se monta em um espécie de contêiner de 64 metros quadrados, que pode ser transportado. Dentro dele, há até 20 metros quadrados de espaço para armazenar móveis e outros objetos, que podem ser transportados sem danos.

 

 

A Ten Fold afirma que qualquer pessoa pode desenvolver a estrutura da casa de acordo com suas necessidades. A estrutura pode ser ampliada em até três vezes o seu tamanho. Pela sua natureza modular, tudo pode ser deslocado e mudar ao gosto do cliente. É importante ela contar com o necessário para se conectar à rede elétrica, mas ela pode receber painéis solares, baterias e até a sua própria estação de água e depósito de água potável.

A estrutura se baseia em uma série de articulações mecânicas pré-definidas para ser montada e desmontada de forma automática, se alimentando por uma bateria interna recarregável que abastece o mecanismo da estrutura.

 

 

Nesse momento, a empresa busca sócios comerciais para licenciar sua tecnologia, mas eles esperam vender as primeiras estruturas habitáveis para o consumidor final até o final de 2017, com preço inicial sugerido de US$ 129 mil.

 

 

 

Via Ten Fold