O tempo gasto pelos usuários do Instagram no Android se aproximou do tempo gasto no Facebook, de acordo com os dados da SimilarWeb. Hoje, os usuários do Instagram gastam em média 53 minutos no aplicativo de fotos por dia, enquanto que a média do Facebook é de 58 minutos por dia.

O recurso You All App Up informa automaticamente os usuários quando vimos todos os posts publicados pelos seus amigos, ou por quem seguimos nos últimos dois dias. O objetivo aqui é evitar que o usuário gaste menos tempo na busca de novos conteúdos na plataforma.

Os dados do estudo mostram que os usuários do Instagram estão vendo mais anúncios na plataforma, pois passam mais tempo no aplicativo. isso acontece após o Instagram quebrar a marca de 1 bilhão de usuários. Em setembro de 2017, essa marca era de 800 milhões.

O instagram não para de crescer, tanto nos usuários como no tempo de uso e nos novos recursos e funcionalidades. A primeira novidade é, em um futuro próximo, o usuário obter um maior controle no tempo em que passa nas redes socais.

O Usage Insights é outra futura novidade, e tem como objetivo informar aos usuários sobre o tempo gasto na rede social. Também está a caminho um recurso que permite aos usuários definirem o tempo que vão gastar na rede social. Uma vez ultrapassado esse limite, uma notificação aparece.

Este último recurso não chega por acaso ao Instagram. Novos estudos mostram que o aumento do uso de smartphones é um dos fatores no aumento de casos de depressão e suicídio entre adolescentes. Ao mesmo tempo, tem a co-relação entre o tempo gasto nas redes sociais e o aumento de ansiedade nas pessoas com 30 anos de idade ou mais.

E o IGTV é um capítulo a parte. Disponível para usuários e criadores de conteúdo, pode upar vídeos de até 1 hora de vídeo. Já está integrado ao Instagram, mas conta com aplicativo dedicado.

O IGTV se diferencia do YouTube por conta de sua orientação na vertical. A reprodução de vídeos começa automaticamente, e o áudio começa no silencioso para não incomodar as pessoas ao seu redor.