firefox-os_fox_p

O Firefox OS, sistema operacional alternativo para aparelhos de baixo custo, chegou ao Brasil de forma oficial. A operadora Telefônica Vivo, parceira internacional da Fundação Mozilla no projeto, anunciou o lançamento no mercado brasileiro dos modelos LG Fireweb e Alcatel Onetouch Fire.

O sistema operacional já está disponível em outros países latinos, como Espanha, Colômbia e Venezuela, e é fruto de dois anos da parceria entre as instituições envolvidas (Telefónica Digital e Fundação Mozilla. Peru, Uruguai e México também passam a receber o Firefox OS.

O Firefox OS tem como principal objetivo oferecer uma alternativa mais econômica de smartphones, com um sistema operacional baseado em código fonte aberto. O sistema parte do conceito da utilização da web como plataforma de acesso aos recursos e aplicativos do sistema, permitindo uma evolução do sistema em uma velocidade maior e ritmo constante, através de um desenvolvimento colaborativo.

Pelo menos no seu começo, o Firefox OS promete oferecer os principais recursos que um telefone precisa ter, além de um sistema de busca que localiza na internet aplicativos e serviços relacionados ao tema pesquisado. Sua interface é simples e intuitiva, e conta com um aplicativo de controle de gestos e redes sociais integradas. Além disso, promete ser mais leve que os demais sistemas operacionais móveis, permitindo a sua execução em telefones com especificações de hardware mais simples.

firefox-os_fox_p

Entre as empresas que já oferecem conteúdos e aplicativos para o Firefox OS, temos nomes de peso, como: eBay, Wikipedia, The Weather Channel, TIME, Fox Sports, AOL, Huffington Post, Badoo, TMZ, SoundCloud, Tuenti, entre outros. No Brasil, a loja do Firefox OS já conta com mais de 50 aplicativos nacionais, incluindo conteúdos como UOL, BOL, Editora Globo, SporTV, Kekanto, Vivo meu App, Vivo Chat, entre outros.

Os dois smartphones lançados hoje prometem todas as capacidades de um produto de sua categoria, oferecendo serviços de e-mail, calendário, rádio FM, câmera, serviços de localização, serviço de mapas HERE e navegador Firefox Web.

Falando especificamente de cada aparelho. O LG Fireweb possui uma tela touch HVGA TFT de 4 polegadas, processador Qualcomm 3G de 1 GHz e 2 GB de memória interna, além de câmera traseira de 5 megapixels. Já o Alcatel Onetouch Fire possui tela de 3.5 polegadas, câmera traseira de 3.2 megapixels, processador Qualcomm 3G de 1 GHz e cartão de memória de 2 GB.

Para mais informações sobre a chegada do Firefox OS ao Brasil, acesse: vivo.com.br/firefoxos

Via Assessoria de Imprensa