Para relembrar ao consumidor sobre os seus direitos, temos o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. E, foi justamente nesse dia, que foi divulgada a notícia que pode ser vista como “mais da mesma”, através da divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentais, pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, referentes ao ano de 2010. A campeã? Mais uma vez, a Telefônica.

É o segundo ano seguido que a empresa de telefonia aparece na primeira posição. Em segundo lugar, outra empresa que repete o feito de ser vice-campeã, e que também se destaca na sequência inacreditável de erros, incompetência e descaso para com o cliente, o banco Itaú (que agora aparece na lista como Itaú Unibanco). O Top 10 das empresas líderes em reclamações se completa com: Bradesco, Samsung, Claro, Eletropaulo, Sony Ericsson, LG, Santander e NET.

Nessa lista estão os volumes de reclamações de clientes que não tiveram seus problemas solucionados, tendo que então abrir processos administrativos junto aos fornecedores. Das 3.137 reclamações recebidas pela Telefônica em 2010, 862 não foram atendidas. Já o Itaú, outro baluarte da incompetência, teve quase metade das reclamações da Telefônica (1708), mas que, em termos percentuais, foi muito pior, por não solucionar 883 casos, ou seja, nem metade das reclamações efetuadas no Itaú foram resolvidas (apenas 48,3% de soluções), contra 72,5% de sucesso na telefônica.

via AdNews