tela-sem-bordas

A questão das telas e a área ocupada no smartphone sempre gerou debates. Os smartphones são grandes, mas muitas vezes não aproveitam o seu tamanho completo, e é por isso que os fabricantes lutam para oferecer bordas de tela cada vez menores.

O assunto teve uma evolução evidente nos últimos anos. As bordas dos primeiros smartphones eram enormes se comparados com os mais recentes, que são mais aceitáveis, mas que contam ainda com uma margem de melhora. Para comprovar isso, é só olhar com maior atenção a dois novos smartphones que decidiram eliminar (ou quase isso) as bordas: o Meizu MX5 e o ZTE Nubia Z9.

O ZTE Nubia Z9 já é oficial, e conta com características de um autêntico top de linha. Sua tela de 5.2 polegadas possui bordas com apenas 0.8 mm, que são quase imperceptíveis. Seu preço na China é o equivalente a 500 euros.

Já o Meizu MX5 ainda não foi apresentado, mas seu anúncio pode acontecer no dia 2 de junho. Não existem detalhes concretos, mas especula-se a presença de uma tela de 5.5 polegadas e bordas ínfimas, que podem estar a altura do Nubia Z9.

meizu-mx5-leak

A estética é essencial para o mundo da telefonia móvel atual. Mas muito além dos pequenos detalhes que alguns fabricantes apresentam, as telas ‘edge-to-edge’ são uma das grandes inovações que estão por vir, e que veremos com maior frequência no mercado.

O ZTE Nubia Z9 foi o primeiro grande dispositivo do mercado a (praticamente) não ter bordas. O Meizu MX5 pode ser o próximo, e se oferecer o modelo por um bom preço, pode ser um dos dispositivos referência com essas características.

Resta saber quando os grandes fabricantes vão apostar nas telas sem bordas. Empresas como Apple, Samsung, Xiaomi ou Lenovo não demonstram muito interesse no momento, e não indicam que o farão em um futuro próximo. Será que eles estão esperando 2016 chegar para dar esse passo?

Via GizChina