O NFC está ocupando todos os segmentos, mas na prática, não encontramos uma utilização real que vá muito além do pagamento de contas ou troca de conteúdos entre smartphones. Mas isso pode mudar em breve nos Estadso Unidos, graças ao TecTiles, que são pequenos adesivos programáveis e compatíveis com o NFC, que prometem um novo propósito para a tal tecnologia.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas no país ianque, e para alguns aparelhos da Samsung disponíveis no mercado (Galaxy S III, Galaxy S II, Galaxy Nexus, Nexus S 4G e Galaxy S Blaze 4G). A ideia é que o usuário possa executar ações como check-ins no Foursquare ou até silenciar o telefone em reuniõess de forma totalmente automática e cômoda para o usuário. Como você já pode supor, há um aplicativo para o smartphone, que permite o gerenciamento de cada adesivo emparelhado com o dispositivo.

Cada adesivo pode ser programado até 100 mil vezes, uma quantidade elevada o suficiente para que você não tenha que se preocupar em removê-las. Mas nem tudo é perfeito. O ponto fraco desta genial ideia é que cada adesivo só permite a realização de uma ação por vez (a Samsung informa que está trabalhando em uma segunda versão do software, que supera esta limitação).

Quanto custa a brincadeira? US$ 15 o pacote com cinco adesivos.

Via Samsung