A Telefónica da Espanha, a Ericsson e o GTAG apresentaram o projeto Coche Conectado, que tem como objetivo equipar os carros com as últimas tecnologias, com o objetivo de melhorar a condução do motorista, a segurança de todos no veículo, e o acesso remoto a serviços de entretenimento dentro do veículo.

Uma vez que levar a internet de forma permanente ao automóvel é algo cada vez mais necessário, este projeto trata de incorporar as redes 3G e 4G no cotidiao do motorista. Com isso, o carro estará permanentemente conectdo com nossa casa, e com os serviços de assistência de automóveis, nos orientando e dando acesso ao que necessitamos, enquanto seguimos viagem.

Você vai receber alertas sobre acidentes, engarrafamentos, problemas meteorológicos, obstáculos, entre outros. O próprio veículo ainda poderá enviar informações a um servidor central, de forma que possa ser compartilhada com os demais veículos e condutores. Além disso, o carro conectado está programado para acessar os centros de assistência de forma automática, no caso de batidas, e enviar a informação emitida pelo próprio carro ao serviço de manutenção. Além disso, o software vai permitir que o usuário tenha informações como tempo de condução, velocidade média, fradas bruscas, acelerações, etc, tudo através das informações que o carro envia para um servidor, além de todo o acesso ao conteúdo multimídia desde nossa própria residência, como vídeos, fotos ou músicas armazenadas no computador, e enviadas por streaming para nosso carro.

Fonte