Você se imagina tendo fotocópias do seu fígado disponíveis caso o seu fígado original seja completamente destruído pelos efeitos da cerveja e/ou de outras bebidas destiladas? Ok, isso não está muito longe de acontecer.

Investigadores da Universidade do Missouri criaram uma impressora 3D capaz de formar autênticas veias, utilizando uma “bio-tinta” com células do paciente injetada sobre um “bio papel” facilmente assimilável pelo organismo. A máquina, que recebe o nome de Organovo NovoGen, é um protótipo que funciona perfilando sobre um substrato os “desenhos” que ele deve reproduzir, criando pequenos desenhos que, ampliados de um em um, formariam, por exemplo, a veia a ser substituída no paciente. Uma vez implantado o órgão, o biopapel de dissolveria de modo similar ao que acontece com as suturas biodegradáveis, deixando em seu lugar um novo condutor sanguíneo.

Seu inventor acredita que, com o tempo, poderia se obter tecnologia necessária para reproduzir órgãos inteiros, e que em cinco anos poderiam começar os primeiros testes em humanos. Antes disso, sua equipe segue aperfeiçoando a produção de veias.

Fonte