A Cisco anunciou a sua parceria com a ESPN para uso da tecnologia de TelePresença para oferecer cobertura ao vivo e em VT dos jogos de futebol, além de propiciar um contato mais próximo das pessoas com equipes, jogadores e treinadores já a partir da Copa do Mundo FIFA 2010, que começa no começo de junho próximo. Mas, afinal de contas, como funciona a TelePresença Cisco?

Ela é uma tecnologia que permite que a ESPN forneça conteúdo televisionado de forma eficiente e barata, além de aprimorar a experiência da audiência em relação ao produto transmitido. A TelePresença Cisco utiliza vídeo e áudio de alta definição para criar uma experiência virtual face-a-face, utilizando a rede de banda larga da empresa existente na África do Sul. Esta solução de vídeo é inédita na televisão, o que vai oferecer uma maior flexibilidade para as transmissões da ESPN. Serão dois centros de TelePresença Cisco em duas cidades sul-africanas: Cidade do Cabo e Port Elizabeth. E elas serão o suficiente para que a ESPN elimine a possibilidade de enviar caminhões de equipamentos para a cobertura local, uma vez que os estúdios virtuais estarão sempre disponíveis. Através deste sistema, é possível que sejam feitas entrevistas a milhares de quilômetros de distância, dispensando o envio de jornalistas ao local do evento, e economizando alguns milhares de dólares.

Para os telespectadores, as vantagens são muitas: uma maior cobertura dos bastidores da Copa do Mundo, um conteúdo disponível via streaming no site Soccernet da ESPN, além de uma qualidade muito melhor de transmissão.

Fonte: assessoria de imprensa – Cisco Brasil