teclado android

Uma das vantagens dos smartphoens atuais é não contar com teclado físico, e cada aplicativo ou sistema operacional móvel pode oferecer um teclado que se adapte às suas necessidades.

Apesar do teclado padrão do Android ser eficiente, sempre podemos melhorar com teclados alternativos, com mais funções e melhores recursos, permitindo a escrita com maior comodidade e menor tempo.

A seguir, conheça alguns exemplos de teclados virtuais para o Android. Tem para todos os gostos, e escolher um ou outro vai depender do que você precisa no teclado. Lembrando que sempre é possível desinstalar um e instalar outro.

 

 

Mudar o teclado no Android

 

Antes de qualquer coisa, é bom saber como mudar um teclado no Android.

Vá em Ajustes > Idioma e Entrada de Texto > Teclado pré-determinado, e clique em Configurar Métodos de Entrada.

Ali você vai ver todos os teclados disponíveis entre os instalados no seu dispositivo. A qualquer momento podemos voltar nessa área para desativar o teclado que não for do seu agrado, desinstalando esse software a partir da Google Play.

 

 

Gboard

 

É o teclado do Google. O Gboard oferece muito mais recursos que o teclado padrão, já que pode deslizar sobre as teclas no lugar de digitar, conta com ditado por voz, é compatível com vários idiomas que podem se alternar em uma mesma mensagem, sugerir palavras antes de escrevê-las, etc.

Além disso, integra o seu próprio buscador, além de busca de emojis e GIFs. Exibe os resultados da busca no próprio teclado para um compartilhamento fácil com o aplicativo aberto naquele momento.

 

 

Teclado GO

 

O Teclado GO tem como objetivo enfeitar suas conversas e mensagens de texto com emojis, emoticons, smileys e pequenos desenhos. As figuras estão divididas em categorias, e podem ser usadas em qualquer aplicativo aberto no momento. É compatível com vários idiomas.

 

 

SwiftKey

 

É um dos primeiros teclados alternativos, deixando a escrita mais rápida e eficaz. Tem na previsibilidade a sua principal base, funcionando tanto com palavras como com emojis. O Swifktey aprende com nossos hábitos de escrita, oferecendo sugestões que economizam ainda mais tempo. Permite uma personalização fácil com temas, além da possibilidade de dividir e fragmentar o teclado de acordo com as teclas e elementos que você precisa.

 

 

ai.type

 

Com um estilo bem mais clássico, o ai.type oferece várias opções de personalização, como mudar o tamanho do teclado, mostrar funções adicionais na barra superior, sugestões de palavras por contexto, entre outros. Seu botão central tem forma de pointing stick virtual, e serve para nos deslocarmos pelo texto e pelas abas.

Temas pré-definidos e a possibilidade de criar o seu próprio tema, centenas de emojis e buscador de palavras integrado são algumas de suas outras opções.

 

 

Slash Keyboard

 

O Slash Keyboard oferece acesso direto aos serviços e aplicativos do Android. Através de comandos a partir do símbolo da barra (/), é possível executar comandos para serviços e aplicativos, como Twitter, Drive, Facebook, Spotify, Wikipedia, Instagram, YouTube ou Google sem sair do teclado.

O software também integra um buscador de GIFs animados para integrar em suas conversas, é personalizável através de temas de cores e você pode criar os seus próprios comandos.

 

 

Chrooma Keyboard

 

Para quem gosta de cores, o Chrooma Keyboard entrega um teclado que muda de cor de acordo com o aplicativo em uso. Além disso, oferece previsão de texto, buscador de GIFs, emojis automáticos por contexto, gestos e teclado adaptado para escrever com uma mão.