swiftkey-1

Os responsáveis pelo teclado Swiftkey anunciaram hoje (11) uma mudança importante no seu modelo de negócio. O teclado Android, considerado um dos melhores do mercado, passa a ser um produto Freemium na Google Play, ou seja, o aplicativo base passa a ser gratuito.

Para obter os lucros, o que passa a ser pago no programa são os seus temas, que custarão US$ 0.99 cada. Também é possível adquirir pacotes com cinco temas, por US$ 2.99. Os desenvolvedores do Swiftkey afirmam que, desse modo, eles poderão ter uma base de usuários muito mais ampla.

O CTO da empresa, Ben Medlock, indica que “no começo, o produto se lançou como aplicativo pago porque queríamos demonstrar queas pessoas pagariam por ele – estávamos focados no negócio de licenças -. Era muito mais fácil licenciar a tecnologia para a Samsung se as pessoas pagassem pelo aplicativo. Porém, ir para um modelo livre segue a tendência do mercado de aplicativos”.

Essa decisão para o modelo freemium também teve outro fator importante: a relevância de mercados emergentes, como são os casos da Índia e da China, onde estabelecer uma barreira como a do pagamento pelo aplicativo pode frear a popularidade de um aplicativo tão bom como é o Swiftkey.

Download: Swiftkey para Android

 

Via TechCrunch