Nano-Sim

Recebemos mais uma questão na caixa de entrada do blog:

Uma dúvida: quando você fala em adquirir o cartão nano (SIM) da operadora e não recortar o cartão atual, isso quer dizer que não poderei seguir com o número de telefone que possuo atualmente, ou estou enganado? Perdoe a pergunta, mas sou leigo no assunto.

Resposta: 

Antes de qualquer coisa, eu gostei de sua pergunta, e acho que você não é o único que tem essa dúvida. E, sendo bem objetivo… não. Você não perde o número que você já tem na troca do tipo de chip.

Quando recomendo a troca do chip SIM ou micro SIM para um nano SIM, estou recomendando a troca do chip fisicamente. Toda e qualquer operadora é habilitada para transferir a sua linha de um chip para outro (aliás, é direito do cliente). Com tantas diferenças entre os dispositivos, e os fabricantes adotando diferentes padrões de chips, passa a ser razoavelmente comum o usuário fazer a visita até a loja da operadora para trocar o tipo de chip inserido no dispositivo. Logo, para quem se deparar com essa situação, pode sem maiores problemas trocar o chip atual por outro que esteja no formato do seu novo telefone.

O que recomendo é alguns cuidados na hora da troca. Normalmente as operadoras garantem uma troca tranquila e sem traumas. Em uma operadora de qualidade, você já sai da loja com o seu chip ativo, sem maiores problemas. Agora, se a sua operadora já te ferra no dia a dia, fique ressabiado. A mudança pode causar alguns transtornos.

alicate-cortador-iphone-5-nano-chip-sim

Para fugir desses percalços e não depender da burocracia das operadoras, alguns usuários se valem de algumas alternativas. A primeira (e mais eficaz delas) é a compra de um desses alicates cortadores de SIM cards. Eu mesmo tenho um para o formato micro SIM, e funciona perfeitamente. Em mercados alternativos (é só procurar na internet), você já encontra esses cortadores para o formato nano SIM, que é algo menos arriscado e mais seguro.

A segunda alternativa (para quem gosta de viver perigosamente) é cortar o chip “na mão”. Existem alguns esquemas de recorte na internet, que podem ser impressos pelo usuário em casa. Com uma boa dose de paciência e mãos firmes, você pode conseguir deixar o chip no formato que você deseja.

No caso específico do nano SIM card, eu não recomendo o processo de recorte manual. Já falei sobre isso na época do lançamento do iPhone 5, e repito novamente nesse post: não é recomendado o recorte do chip para nano SIM com a mão livre, pois o tamanho do chip de contato do SIM/micro SIM é diferente da área de contato do nano SIM adotado pelas operadoras.

Tudo bem, eu sei que tem gente que conseguiu recortar o chip para nano SIM sem maiores danos. E, se você conseguiu e está lendo esse post, parabéns para você. Porém, você é uma exceção da regra. O post é para a maioria, e é fato que a maioria que tentar vai ter problemas, e o procedimento não é recomendado pelos riscos envolvidos.

Além disso, você já paga caro por um smartphone… o que é gastar R$ 10 (em média) em um novo SIM card?