nexus-7-theverge.jpg

Mais uma das dúvidas enviadas pelos leitores do TargetHD será respondida nesse post. Dessa vez, vamos tentar desvendar o tal “mistério do desaparecimento do tablet Nexus 7” no mercado brasileiro (isso é, se é que algum dia ele realmente esteve no Brasil). Vejamos.

Gostaria de saber onde posso comprar o Nexus 7 no Brasil sem ser no Mercado Livre, e se tem previsão de chegada do novo modelo por aqui.

Resposta:

Vou apenas recapitular a novela: no começo do ano, o Nexus 7 chegou a ser anunciado em alguns e-commernces nacionais, pelo valor de R$ 1.299. Então, a divisão brasileira da ASUS (fabricante do produto) informou que aquilo foi um “engano”, e que o lançamento aconteceria em um momento posterior, por um novo valor, que seria anunciado oficialmente em um momento posterior. Meses se passaram, e a ASUS de fato planejou o lançamento do produto no Brasil, porém, não pelo preço inicialmente sugerido. Eles queriam uma “ajuda” da Google, que também responde pelo termo “subsídio no valor final do produto”.

Até onde sabemos, a batalha entre Google e ASUS foi árdua para encontrarem um denominador comum no valor final do produto para o mercado brasileiro, e nenhuma conclusão foi alcançada. No final das contas, a ASUS já tinha importado uma remessa de unidades do Nexus 7, e não podia ficar com o produto parado. Nisso, negociou com a Walmart para vender as unidades desse estoque parado. As duas empresas chegaram ao valor de R$ 999, e o produto foi “lançado” no Brasil dessa forma: sem anúncio oficial, sem festa, nada.

Com o fim dessa remessa da Walmart, até onde sabemos a ASUS Brasil não mais se interessou em oferecer o produto no mercado nacional. Primeiro, porque economicamente não era vantajoso para eles. Segundo, porque eles já contavam com dois produtos com preços relativamente competitivos (o ASUS MeMo Pad e o ASUS Fonepad). É claro que não estou comparando os dois com o Nexus 7 (até porque o tablet da Google é muito melhor), mas para posicionamento estratégico, era mais interessante oferecer esses dois produtos do que o Nexus.

Aliás, o TargetHD foi um dos primeiros blogs brasileiros a publicar um review do produto (clique aqui para ler).

Em resumo: quem comprou esse primeiro lote, comprou. Quem não comprou, só no Mercado Livre mesmo, ou em sites “alternativos” (ou que não possuem a mesma procedência de um grande e-commerce nacional – e aí a compra é por sua conta e risco). Tudo indica que a ASUS Brasil não deve disponibilizar novas remessas do Nexus 7 pelos motivos  já descritos.

Sobre a nova versão do Nexus 7, apresentada recentemente pela Google, não há nenhuma previsão de lançamento para o mercado brasileiro. Se não houver nenhuma estratégia de aplicação de subsídios de preço para o produto no Brasil, as chances dele ser lançado oficialmente por aqui são cada vez menores.

Mas acho que ainda não dá para perder as esperanças. Levando em conta que o mercado brasileiro ainda é promissor, quem sabe com alguma sorte veremos a nova versão do Nexus 7 no Brasil antes do que todos imaginamos. Porém, não devemos ficar decepcionados se só encontrarmos esse novo tablet no Mercado Livre e/ou em importadoras. Baseado na experiência da primeira versão do produto, não devemos ficar muito empolgados. Infelizmente.