logo-targethd

 

Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos no blog. Tem muita gente por aí interessada em produzir conteúdo na internet. Já outros, apenas curiosos por testar as novidades do mercado de tecnologia. Por isso, nesse post, vamos fazer algo que vi poucos blogs fazendo ao longo desses anos: ensinar o caminho das pedras para os interessados.

Muitos perguntaram isso, mas vamos sintetizar todos na questão a seguir:

Gostaria de saber como fazer para as empresas me enviar aparelhos para fazer reviews. Depois de enviados os mesmos são  devolvidos para a empresa, ou poderão ser usados normalmente?

Resposta: 

O TargetHD iniciou as suas atividades em junho de 2008, como um blog informal e descompromissado. No começo, escrevia apenas um parágrafo dos produtos que gostava, e analisava os produtos de tecnologia que comprava. Nada próximo da qualidade que faço hoje (que não é perfeita, mas é bem melhor do que o que eu fazia no começo). Com o passar do tempo, percebi que isso poderia se tornar algo sério, com o aumento das visitas e com o primeiro convite para um evento de imprensa (não esqueço até hoje: o Nokia Ovi Connection, de 2009).

Esses acontecimentos serviram de estímulo para que, aos poucos, eu investisse no blog de forma mais séria: criar uma marca, a compra do domínio dessa marca, a contratação de um servidor próprio, a melhoria na produção dos posts e reviews, entre outros esforços que resultam em um blog com certa visibilidade. Hoje, o TargetHD é o blog de tecnologia mais visto da região de Araçatuba/SP, e é um dos blogs de tecnologia independentes que mais cresceram nos últimos anos.

E, quando digo independente, quero dizer que não contamos com o apoio de grandes portais ou patrocinadores para custear as despesas que o TargetHD gera para se manter no ar. O blog hoje “se paga”, e paga as minhas contas. Isso quer dizer que estamos no caminho certo.

Respondendo a sua pergunta de forma bem objetiva: para receber produtos para reviews, eu tive que trabalhar, e muito. Fazer um trabalho honesto, transparente e com o mínimo de qualidade. Com o tempo, esse trabalho é visto por outros internautas, que repercutem esse trabalho nas redes sociais, e as assessorias de fabricantes acabam naturalmente vendo esse trabalho, e oferecendo possibilidades para que os seus produtos sejam analisados por quem faz esse blog.

Não existe fórmula mágica. Ninguém consegue produtos para review apenas porque “amo tecnologia, e gostaria de testá-los”. Você precisa mostrar que merece fazer isso, com trabalho duro e de qualidade. Passei a receber os primeiros produtos das assessorias depois de pelo menos um ano de trabalho intenso no TargetHD, e mesmo assim, algumas assessorias de imprensa dificultam as coisas (abraço, Samsung Brasil), não se predispondo a enviar os produtos quando solicitado.

De um modo geral, 2013 vem sendo um ano muito interessante em termos de reviews para o TargetHD. Testamos alguns dos principais lançamentos do mercado mobile, de diferentes marcas, sem falar em acessórios, periféricos e gadgets que foram resenhados. Em via de regra, pedimos pelo menos 15 dias para testar cada produto. Depois disso, o produto é devolvido para a assessoria de imprensa que despachou o produto para cá.

Não cobramos pela publicação dos reviews. Esse é o tipo de publicação que mostra o nosso interesse de compartilhar as impressões que temos sobre os produtos de tecnologia. Logo, precisa ser algo totalmente isento de qualquer interesse financeiro. Até porque, se vamos ganhar em relação aos reviews, ganhamos nas vendas desses mesmos produtos na seção Dicas de Compras do blog.

Aliás, para as assessorias de imprensa e, quem sabe, empresas interessadas em investir no TargetHD.net, entrem em contato conosco, vamos conversar!

Por fim, resumimos a questão com: trabalhe, e duro. Faça a coisa pelo próprio esforço. Produza os próprios textos, com as próprias palavras, e invista naquilo que você acredita ser um bom trabalho. A partir daí, as portas se abrem naturalmente.