Hoje (05), a Nokia anunciou o lançamento do Nokia Lumia 920 PureView, anunciando assim um novo aparelho, com uma nova proposta do PureView em si. Durante a coletiva de imprensa, a Nokia exibiu um preview da principal função do PureView no Windows Phone: o recurso de estabilização óptica de imagem. A ideia por trás da IOS era estabilizar o vídeo que você está gravando, dando um acabamento mais profissional, reduzindo as trepidações naturais que os videomakers casuais provocam nas filmagens.

Para mostrar o OIS, a Nokia exibiu um belo casal andando de bicicleta, e filmando seus momentos felizes com a “câmera do Nokia 920 PureView”. O vídeo chamou a atenção de todos, principalmente do pessoal do site The Verge, que olhando para alguns detalhes do vídeo, afirmam que o mesmo é falso, ou que, no mínimo, não foi totalmente gravado com uma câmera com PureView.

No vídeo promocional, há um comparativo lado a lado da filmagem feita sem o recurso OIS e com o OIS. Obviamente, o vídeo gravado sem o novo recurso não possui uma boa qualidade, e o vídeo (supostamente) gravado com OIS aparenta ser excelente, sem trepidações, quase ignorando o fato que a pessoa que está filmando a cena está pedalando em uma bicicleta (algo que, cá para nós, é bem difícil de se filmar alguma coisa em cima de uma bicicleta e a filmagem ficar decente).

O problema está no momento em que a bicicleta passa diante de um trailer. Quando isso acontece, é possível ver o reflexo da garota na janela da van, e por consequência, a pessoa que está filmando a garota andando de bicicleta. Quando o vídeo é pausado exatamente nesse ponto, é possível ver o cameraman gravando a cena, com uma câmera que NÃO LEMBRA EM NADA UM SMARTPHONE, QUE DIRÁ O NOKIA LUMIA 920 PUREVIEW!

Duvida? Veja a foto abaixo, e tire suas próprias conclusões.

É… pelo visto, a Nokia precisou de uma “ajudinha” de um cameraman, uma equipe de filmagem, e outros recursos técnicos para simular um momento causal. Vamos ter em mente que é sim possível que o cameraman estivesse utilizando um Lumia 920 com algum tipo de suporte especial, o que faz com que a câmera tenha uma aparência diferente da original. Também é importante lembrar que já vimos o recurso de estabilização óptica de imagem sendo utilizada em outros dispositivos, o que pode dar uma boa ideia de como ele pode funcionar no smartphone.

Mesmo assim, esse tipo de coisas levantam algumas dúvidas se o OIS é tão eficiente como a Nokia tentou vender hoje em seu evento. Além disso, a melhor forma deles venderem o seu produto é com a maneira mais simples: fazendo um vídeo verdadeiro com a câmera do smartphone, sem truques. Do jeito que vemos com essas evidências, só podemos dizer…

Que #fail, hein, Nokia?

ATUALIZADO EM 05/09, 22h28: a Nokia confirmou em comunicado as suspeitas do The Verge, e afirmou que o efeito de estabilização óptica de imagem (ou OIS) mostrado no vídeo foi simulado. Segue abaixo o comunicado:

“No objetivo de demostrar os benefícios do recurso de estabilização óptica de imagem (que elimina as tremulações e aumenta a qualidade das imagens em baixas condições de luminosidade, nós fizemos um vídeo que simula o que é possível fazer com o OIS. É claro, a aprendizagem é 20/20, mas deveríamos ter publicado um aviso informando que o vídeo a seguir era apenas uma representação do OIS. Esse vídeo não foi filmado com um Lumia 920. Pelo menos, ainda não. Pedimos desculpas pela confusão que criamos”.

Via Nokia

Via The Verge