Synaptics anuncia ClearForce

A Synaptics, empresa especializada em touchpads, sensores biométricos e telas, anunciou uma atualização do pack de controladores ClearPad, adicionando a função de sensibilidade à pressão do toque. A solução pode ser implantada em tablets e smartphones.

Três séries de controladores, sendo que dois dirigidos para telas de menor tamanho (Synaptics 3600 e 3700) e um terceiro para telas maiores (Synaptics 7800), que também contam com melhor manejo em condições de umidade ou com luvas. A série 3700 incorpora a citada melhoria de sensibilidade do toque.

Sem entrar em detalhes, a Synaptics explica que o ClearPad 3700 faz com que as telas sejam sensíveis à força do toque, deixando para o fabricante ou desenvolvedores as melhorias na experiência do usuário. Estaria destinado aos smartphones top de linha, com suporte à tecnologias relacionadas já implementadas, como o SideTouch (também da Synaptics), presente no Xiaomi Mi 4c, além de contar com suporte para canetas stylus e outras interações não touch com distância de até 25 milímetros.

Já o pack de controladores ClearPad 3600 é destinado aos modelos mais baratos, incorporando uma nova arquitetura para melhorar o desempenho touch além do FaceDetect Plus, que permite prescindir do sensor de proximidade.

A ClearForce está focada em oferecer novas dimensões de interação para alguns gestos (zoom, scroll, etc), a aparição de menus conextuais e aplicativos específicos, como edição de texto e fotos, além dos jogos e outros tipos de aplicativos. Os três packs de controladores estão em produção, com disponibilidade prevista para o começo de 2016.

Via Synaptics