O Symbian Belle, a nova versão do sistema operacional móvel da Nokia, se torna oficial. Tal como podemos ver no blog Nokia Conversations, a nova versão apresenta uma pequena renovação, se comparado com o Symbian Anna. Como principais novidades, o usuário agora pode mudar o tamanho dos widgets (até 5 tamanhos disponíveis), além de serem agora widgets interativos (como, por exemplo, um atalho para ligar ou desligar o WiFi).

São até 6 telas para atalhos e widgets, além de uma barra de status deslizável, que controla todas as notificações, como chamadas perdidas, mensagens, e-mails, etc. O recurso lembra muito aquele que é utilizado no sistema Android. A tecnologia NFC está presente no Symbian Belle, e um claro exemplo disso é o novo sistema de envio de conteúdos entre os telefones, bastando que os dois usuários toquem na tela dos seus telefones ao mesmo tempo, para realizar a transferência. É possível também o emparelhamento de acessórios com o NFC, como o fone Essence Bluetooth Stereo da Nokia.

O Symbian Belle é compatível com todos os smartphones com Symbian^3, como os modelos Nokia N8, E7, C7, C6-01, X7, E6 e 500, além dos novos modelos que foram apresentados hoje. Abaixo, vídeo demonstrativo do novo sistema.

via Nokia Conversations