windows-phonw-8-telas

A Microsoft anunciou hoje (18) que o suporte técnico para o Windows Phone 8 será encerrado no dia 8 de julho de 2014, ou seja, 18 meses após o seu lançamento. Portanto, se você tem hoje um smartphone com a citada versão do sistema (ou pensa em comprar um), saiba que sua janela de atualizações vai se encerrar no começo do segundo semestre do ano que vem.

A gigante de Redmond também anunciou que o suporte ao Windows Phone 7.8 serpa encerrado em 9 de setembro de 2014. Mesmo assim, e como parece bem lógico após esse anúncio, a Microsoft não vai garantir que todas as atualizações e parches complementares serão ofertados a todos os telefones existentes no mercado, uma vez que essas ofertas de software dependem também dos fabricantes e das operadoras.

A decisão da Microsoft em já anunciar o fim do suporte das atuais versões do seu sistema operacional móvel é estranha aos olhos de mitos, mas não podemos nos esquecer que, na ocasião da apresentação do Windows Phone 8 já se mencionava os 18 meses de suporte, porém, sem especificar maiores detalhes sobre o que isso realmente queria dizer. Agora já sabemos as datas exatas, e já podemos planejar melhor as nossas compras. E, mesmo assim, o que sabemos de concreto é que esses smartphones que estão no mercado hoje receberão as atualizações para essa versão, e nada foi dito se eles serão atualizados para uma nova versão do Windows Phone.

Na teoria, o fim do suporte não deveria ser um problema, uma vez que nesse meio tempo, a Microsoft já deve anunciar o Windows Phone 9, e mesmo que seja lógico pensar que os aparelhos atuais poderiam ser atualizados, é sempre bom lembrar que os modelos com Windows Phone 7.5 não foram atualizados para o Windows Phone 8. Nenhum dos dispositivos na época suportavam a versão mais completa, e por causa disso, tiveram que se contentar com o Windows Phone 7.8. A decisão fez com que a Microsoft fosse duramente criticada, e seria estranho ver a empresa repetindo a atitude depois de uma resposta tão negativa por parte dos consumidores.

De qualquer forma, tudo o que temos são as informações de momento. Até agora, a Microsoft não se pronuncia sobre o suporte dos dispositivos atuais para uma nova versão do Windows Phone, chamada no momento de Windows Blue, e com previsão de lançamento para o final de 2013.

 

Via Microsoft