Windows8

Para quem ainda tem um equipamento com Windows 8, um aviso: a Microsoft vai encerrar o suporte técnico e atualizações de segurança para esse software amanhã, 12 de fevereiro. É importante lembrar que a atualização tanto para o Windows 8.1 como para o Windows 10 é 100% gratuita.

O Windows 8 estava destinado e focado desde o compeço para os dispositivos com telas touch. Com uma nova interface e aplicativos Modern UI (antes metro), ofereceu uma mudança muito drástica em comparação ao Windows 7, e o sistema foi considerado “um segundo Windows Vista”, com críticas profundas por parte de usuários e empresas que trabalhavam com equipamentos sem tela touch.

A Microsoft agiu rápido, e publicou o Windows 8.1 como atualização gratuita e como sistema de referência para pré-instalações em novos equipamentos. Um passo atrás que devolveu o menu inicial, criou um menu de usuário, incluiu o salto direto para o desktop sem passar pela tela inicial, e oferecendo maior flexibilidade, personalização e integração entre o desktop clássico e a interface Modern UI.

As melhorias no Windows 8.1 se consolidaram no Windows 10, com outras novidades. É compreensível que parte dos usuários continue com o Windows 7, mas não há mais motivos para manter computadores com Windows 8, ainda mais com esse fim de suporte. O Windows 8.1 terá atualizações de segurança até 2023, enquanto que o Windows 10 terá suporte até 14 de outubro de 2025.