SONY DSC

O Super Nintendo completa hoje 25 anos de vida, e apesar do console levar algum tempo até chegar ao Brasil, não há nenhum problema em comemorara sua aparição no Japão em 23 de novembro de 1990. E não há forma melhor de homenagear o produto do que revisando alguns dos jogos que marcaram muita gente, e que ainda hoje fazem a cabeça de muita gente.

 

Super Mario World

Não poderia começar por outro. O primeiro jogo da franquia de plataformas protagonizada pelo bombeiro bigodudo, que acompanhava o console no kit de venda. Não foi o melhor jogo de todos, já que muitos preferem o Super Mario 3 “remasterizado” em Super Mario All-Stars, ou até mesmo a sua sequência, Super Mario World 2: Yoshi’s Island. Mesmo assim, é um grande jogo.

 

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Os jogadores saborearam o mundo aberto de Hyrule como nunca haviam feito, e o jogo mostrou a sua face de título de aventura de forma maiúscula. Provavelmente o melhor trabalho da Nintendo para o seu console de 16 bits.

 

Super Metroid

Outro jogo aclamado do Super Nintendo. E mais uma franquia que foi destacada ao extremo. É óbvio que a potência do console era a cereja do bolo, e Samus Aran se encarregou de demonstrar esse título de ação e aventura que introduzia e ampliava os típicos elementos de exploração, que são a assinatura da casa. Mas a principal virtude era a ambientação, considerada sublime para a época.

 

The Legend of the Mystical Ninja

Não só de jogos da Nintendo viviam os fãs do Super NES. O sucesso da plataforma deixa pequenas jóias, como é o caso desse jogo da Konami. Mais um título de ação e aventura que ia mais além do que poderia esperar.

 

Secret of Mana

Para mostrar a qualidade que o console da Nintendo tinha sobre os demais, Secret of Mana é considerado um dos exemplos mais destacados. A Squaresoft oferecia um jogo de RPG que não tinha exatamente essa cara, mas com uma grandiosidade visual sem igual. Várias horas de vício é o que prometia o jogo para aqueles que pediam mais após franquias como Zelda chegarem ao mundo.

 

Equinox

O Super Nintendo teve um catálogo consistente e muito variado, com espaço para um pouco de tudo. Equinox é um jogo (um puzzle de ação) que só conheceu o seu valor quem jogou, tendo assim um papel memorável na mente de muita gente.

 

Super Castlevania IV

A Konami apresentou alguns dos seus melhores trabalhos com esta que é uma de suas séries mais reconhecidas. Um novo capítulo de Castlevania, que fica no meio do caminho entre o remake e a sequência. O salto de qualidade foi rotundo, convidando o jogador a um desafio intenso. Um clássico do console e da saga.

 

Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting

Recordar os recordes de vendas do Super NES inclui lembrar os jogos vendidos em diferentes plataformas. Na época em que os fliperamas começavam a agonizar diante da primeira explosão dos consoles, um dos frutos do sucesso era justamente a migração dos games das máquinas para os pequenos computadores domésticos centrados no entretenimento. E no caso de Street Fighter, não era só um sucesso: era uma verdadeira febre. E Turbo: Hyper Fighting foi apenas um dos claros exemplos disso.

 

Flashback

Se o mundo dos fliperamas tinha Street Fighter como rei, o mundo dos PCs contava com Flashback como um dos seus escolhidos. Um jogo de aventura de ficção científica, que caiu no catálogo do Super Nintendo como uma luva. Chegou a entrar no livro Guinness dos Recordes como o jogo francês mais vendido da história.

 

True Lies

Talvez custe a imaginar que um jogo baseado em um dos filmes mais medíocres de Arnold Schwarzenegger desse bons resultados nos universo dos videogames. Mas foi isso o que aconteceu: dos jogos baseados em filmes da época, poderíamos escolher vários que poderiam estar aqui (Aladdin inclusive).

 

Chrono Trigger

Uma justíssima menção honrosa, que se transformou em um autêntico elemento de culto dos gamers. Desde o seu lançamento, foi considerado um gol de placa do Super Nintendo.

 

Super Mario Kart

Por fim, mais Mario. Uma reinvenção do personagem e de suas possibilidades. Um mundo como Super Mario Kart pode ser considerado nos dias de hoje algo muito simples, mas ao mesmo tempo, é diversão garantida.

 

Muitos jogos ficaram de fora da lista, mas era impossível fazer de outra forma.

E para você? Quais são os jogos memoráveis do Super Nintendo?