Sub1-05

No começo de fevereiro, foi anunciado que um robô era capaz de resolver um Cubo de Rubik em pouco mais de um segundo. Pois bem, a competição agora é séria, e temos um outro robô que faz a mesma coisa em menos de um segundo. Mais precisamente 0.887 segundos.

O Sub1 foi desenvolvido por Adam Beer, que quis chamar a atenção para o seu feito visando um registro pelo livro Guinness dos Recordes. porém, isso não foi possível, uma vez que não havia responsáveis da instituição no seu evento de tentativa.

Existem algumas particularidades nesse projeto, já que o cubo possui algumas agulhas (permitidas pela World Cube Associaton) para que os braços robóticos possam atuar sobre eles. É preciso deixar claro que, recordes a parte, o Sub1 é a primeira máquina que baixa de um segundo no tempo de resolução, em evento realizado no dia 23 de janeiro em Munique (Alemanha), mas só agora a marca recebeu a devida visibilidade. O robô possui uma implementação de Tomas Rokicki do Algoritmo de Herbert Kociemba para resolver o cubo.

Tão logo é ativado o botão de início, as duas webcams que possui o sistema podem ver o cubo (cada câmera vê três faces), analisando as cores e enviando a informação para um notebook, que realiza os cálculos e informa aos braços do robô quais são os movimentos pertinentes. No meio do caminho temos um sistema Arduino gerenciando o processo dos giros.

Vídeos a seguir.