google-io-2013-51

Já era de se supor que a Google mostrasse algumas novidades relacionadas ao Google+ durante a conferência de hoje. Eles mostraram um novo sistema chamado Streams, que é uma nova forma de mostrar a informação aplicada a temas específicos, ou todas as notificações que são vistas na tela inicial da rede.

Com o design do Streams, é possível expandir ou contrair a informação na tela, dependendo do tamanho da janela do navegador, mostrando até três colunas plenas de informações. Detalhe: essas colunas são redimensionáveis, de acordo com a sua necessidade, e contam com um sistema inteligente de hashtags, que promete exibir apenas o conteúdo relacionado à hashtag do tema daquele conteúdo.

google-io-2013-52

Com o Streams, a informação é exibida em cartões independentes (algo que lembra muito a proposta gráfica do Pinterest), e dependendo do conteúdo, temas relacionados são exibidos. No caso das fotos ou vídeos, é possível expandir o espaço, para que ocupem mais de uma coluna, e se adaptem ao tamanho da tela. Inclui ainda interessantes animações, que torna o uso do Google+ algo mais agradável.

A atualização começa a ser entregue aos usuários da rede social a partir de hoje, com janelas de atualização diferentes para os diversos continentes. Logo, é bom ter alguma dose de paciência, e esperar que chegue a sua vez de utilizar o novo recurso.