samsung

Tudo o que sobe, desce. É o que confirma o último relatório trimestral da Strategy Analytics, que mostra os números do mercado de smartphones no último trimestre.

O estudo mostra que a Samsung perdeu cota de mercado mundial pela primeira vez nos últimos quatro anos. Mesmo assim, é um líder sólido no segmento, com vendas estimadas de 89 milhões de unidades durante o primeiro trimestre de 2014. Com isso, os coreanos concentram 31.2% da cota mundial. No ano passado, essa porcentagem (nesse período do ano) era de 32.4%.

A renovação do catálogo da Samsung, especialmente com o Galaxy S5, vai ajudar na melhora desses números nos próximos trimestres. As vendas caíram de forma significativa em relação ao trimestre anterior (vendas do Natal), mas são muito parecidas com as obtidas no ano passado. Sobre os lucros, eles aumentaram em relação ao trimestre anterior, mas sofreram queda em relação ao ano passado.

1-1

Na segunda posição, temos a Apple, que também registrou uma queda significativa em sua cota, de 17.5% para 15.3%. Foram 43.7 milhões de iPhones vendidos, segundo a Apple, e de acordo com o estudo, a empresa segue muito forte no segmento dos smartphones top de linha, mas a sua ausência no segmento de entrada continua fazendo com que ela perca espaço, especialmente nos mercados emergentes, como é a América Latina.

Na terceira posição aparece a Huawei, que já se mostrou muito otimista com o seu ano de 2014. Com 4.7% da cota do mercado, a empresa empata com a sua grande rival chinesa, a Lenovo.

2-2

A Lenovo subiu perigosamente em relação ao ano passado, deixando um recado claro para os seus concorrentes: que estão bem presentes, e isso porque ainda não operam em nível mundial. Quando somarem as vendas da Motorola em sua conta, certamente vão alcançar a terceira posição no mercado.

Entre aquelas que são chadas de “outras” no relatório, destacamos a LG, que afirma ter vendido 12.3 milhões de smartphones no último trimestre. São números 19% melhores que aqueles registrados no mesmo período em 2013, e 7% piores em relação ao trimestre anterior (motivado pelas vendas do Natal). Os ingressos no período foram de US$ 3.19 bilhões, um aumento de 6% em relação ao ano passado.

650_1000_lg

Também houve espaço no estudo da Strategy Analytics para falar de tablets. O Android é a plataforma dominante no momento, saindo de 53% para 65.8% de cota no primeiro trimestre de 2014. Os iPads – que dominaram o segmento por anos – tiveram queda de participação no mercado, saindo de 40.3% para 28.4%. Por fim, os tablets com o sistema Windows ficaram com 5.8%.

the-apple-ipad-is-watching-android-tablets

Via WSJ, Strategy Analytics