O Stormfly é um conceito interessante, pois trás a ideia do cloud PC para mais próximo do nosso mundo, uma vez que ele literalmente oferece a possibilidade de você ter o seu computador no lugar que você quiser.

O dispositivo é em forma de pulseira, que leva um conector USB 3.0 e uma memória de 16 GB. Essa pulseira se conecta ao Mac ou PC queremos usar, reiniciamos o dispositivo, e pronto. O Stormfly toma controle da máquina em questão, e faz com que inicie o seu sistema operacional, do seu PC pessoal, com os seus arquivos e configurações salvas.

Vale a pena mencionar que o USB é 3.0, o que é algo fundamental nesse tipo de conceito, para oferecer uma transmissão mais rápida dos dados.

Dentro dos 16 GB de memória da pulseira, 8 GB estão reservados ao sistema operacional, 4 GB são para dados pessoas no sistema operacional, e 4 GB para partição de disco rígido. Mas se você quiser usar o produto como um pendrive normal, você pode. Aliás, a pulseira parece ser bem discreta e portátil, e dentro do sistema operacional, você ainda pode fazer uma cópia de segurança, que fica armazenada na nuvem nos servidores da Now Computing. Sim, pois você pode perder a pulseira. Se isso acontecer, uma nova pulseira é enviada para você, com todos os seus dados sincronizados.

Sua segurança fica por conta de uma codificação com chave de criptografia de 128 bits, que necessita a inserção de uma senha quando iniciamos o SO. A Now Computing, criadora do conceito, é uma empresa de Barcelona (Espanha), e propõe o seu uso para crianças que querem usar o PC de casa, mas não podem utilizar os arquivos importantes do equipamento, assim como nas escolas, em negócios ou em viagens.

O Stormfly por enquanto é um projeto que busca recursos na Kickstarter. Se atingir a meta, ele começa a chegar ao mercado em abril.