Todo mundo tem um canto no nosso coração para receber as mensagens e declarações de Steve Wozniak, o melhor amigo que todo geek gostaria de ter. E a cada vez que o co-fundador da Apple abre a boca, vale a pena prestar atenção, mesmo que seja para depois achar a declaração um tanto quanto estranha.

Dessa vez, ele não perdeu a oportunidade de mais uma vez se esquivar do sábio conselho de “contar até dez antes de abrir a boca”, e afirmou que podemos ter “terríveis problemas” vindos do uso dos serviços na nuvem. Fato é que a Apple recebeu tais declarações como um jarro de água gelada na cabeça, uma vez que a empresa de Cupertino aposta de forma sólida no iCloud.

As incendiárias declarações de Woz aconteceram em Washington, onde o nosso atípico amigo disse: “Estou seriamente preocupado com o que está acontecendo com a nuvem. Vai ser algo horrível, vamos ter muitos problemas com isso nos próximos cinco anos”. Na opinião de Wozniak, se você armazena as suas informações na nuvem, você deixa de ser o proprietário da mesma.”Eu quero sentir que sou dono de minhas coisas, e quanto mais compartilhamos informações na nuvem, mais perdemos o controle desse conteúdo”, sentenciou.

Woz não deixa de ter a sua dose de razão. Por exemplo, uma frase que você publica no Twitter: você sabe que ela é sua, mas o que impede que outra pessoa use essa frase de forma deturpada, ou até mesmo afirmando que você copiou a frase daquela pessoa? Mais: quando você publica uma foto no Instagram, como você pode controlar que outra pessoa utilize essa foto de forma negativa.

Por outro lado, acho que é preciso analisar caso a caso. Não acredito em um futuro apocalíptico como Woz, mas é importante que os serviços na nuvem deixem regras claras e tenha uma infraestrutura minimamente sólida para que, em casos de desastres tecnológicos, o usuário tenha como resgatar os seus dados da forma menos traumática possível. Mas jamais ignorem as declarações de Woz. Vai que ele está certo?

Via Yahoo