Ah, Steve Wozniak… esse não tem medo de mexer no vespeiro… na verdade, essa característica de sua personalidade é algo que eu admiro. O cofundador da Apple nunca teve vergonha ou receio de dizer o que pensa sobre os mais diferentes assuntos, principalmente quando o tópico é a empresa que ele ajudou a construir. Durante o evento TEDx em Bruxelas, Wozniak respondeu a algumas perguntas sobre o mundo da tecnologia. Até que ele foi questionado sobre a “guerra de inovações” entre Microsoft e Apple. Então…

Entre as diferentes perguntas feitas, Woz falou sobre o arrependimento que ele já teve sobre os seus exercícios de futurologia sobre o mundo da tecnologia, além de responder sobre a demissão de Scott Forstall, o até então responsável pelo desenvolvimento do iOS. Mas a parte mais interessante desse bate-bola de perguntas e respostas foi quando o assunto envolveu a Microsoft e a Apple na área de inovações tecnológicas. E Woz afirmou que estava “preocupado” com o fato da Microsoft estar se tornando uma empresa mais inovadora que a Apple.

Para ser mais específico: Wozniak disse que a Microsoft “já desenvolveu mais inovações que as pessoas olham e dizem ‘uau, isso realmente muda as coisas dramaticamente’, ou ‘uau, eles não estão indo na mesma direção que os demais'”. Woz também se preocupa com o fato da Microsoft ter passado os últimos três anos apresentando soluções mais ousadas e inovadoras que a Apple, que basicamente se limitou em melhorar os produtos já existentes, não apresentando soluções novas para o mercado.

Wozniak entende que não ignora o fato da Apple melhorar os seus produtos ano a ano, mas para ele “melhorar nunca foi a real forma da Apple inovar. Não é o mesmo de você estar criando algo surpreendente, ou ofertar algo que deixa as pessoas ofegantes por ser inesperado”. O executivo lembra de um exemplo do passado, quando a própria Apple lançou o Macintosh, e se limitou apenas a lançar modelos melhorados nos anos seguintes.

As declarações de Wozniak, mais uma vez, são polêmicas, porém, acertadas. Eu mesmo defendi que a Apple não precisava mais lançar inovações a cada ano, uma vez que a empresa já conquistou o seu público, e estabeleceu alguns de seus produtos como padrão em seus respectivos segmentos de mercado. Por outro lado, também é fato que empresas como a Microsoft apresentaram soluções mais inovadoras para os seus usuários, tornando os produtos mais atraentes, e as funcionalidades, mais simples.

Dois exemplos disso? O Kinect, que reinventou a roda dos videogames (algo que muitos acreditavam que era impossível, principalmente depois do lançamento do Nintendo Wii), e o Windows 8, onde muitos apostam que, depois da curva de aprendizado, será tão prático e funcional que vai ampliar ainda mais o domínio do sistema operacional no mercado de computadores (como se isso realmente fosse possível). Bom, mesmo que você não considere esses dois exemplos básicos, eu pergunto para você: nos últimos três anos, o que a Apple apresentou de realmente inovador? O Apple Maps?

Via TechCrunch, TEDxBrussels