Steam-Machine-iFixit-topo

É um console? É um PC? Não. É a Steam Machine. Bom, o produto poderia perfeitamente fazer o papel de um bom PC, e se você tem alguma dúvida sobre isso, basta dar uma olhada no processo de desmontagem do produto da Valve, realizado pelo pessoal do site iFixit.

Essa é um processo de desmontagem muito esperado pelos fãs de games, que queriam descobrir todos os segredos escondidos no produto da Valve. Aliás, não só o console foi desmontado, mas também o seu controle, que é sempre bom lembrar, se diferencia dos demais por contar com dois controles capacitivos.

Entre os elementos internos, podemos encontrar um disco SSHD da Seagate de 1 TB, uma GPU GeForce GTX 780 da Zotac, com 3 GB GDDR5, dois módulos Crucial Ballistix de 8 GB DDR3, e uma placa mãe ASRock Z87E-ITX com DisplayPort, DVI, HDMI (três HDMIs, que trabalham em conjunto com os gráficos Intel HD 4600).

Steam-Machine-iFixit-05

Como processador, temos um Intel Core i5-4570 de 3.2 GHz, que é refrescado pelo cooler Zalman CNPS2X, e para completar o pacote de especificações, o produto carrega uma fonte de alimentação SilverStone ST-ST45SF-G de 450W.

Em linhas gerais, o pessoal do iFixit informa que esse é um produto de fácil reparo, e destaca como único ponto de complicação a remoção dos módulos de RAM (é necessário desmontar mais que o desejado para acessar os módulos). Caso o usuário deseje montar um produto com essas configurações, não haverá maiores problemas em criar um produto similar. Porém, não terá o mesmo design, não contará com algumas funcionalidades, e muito provavelmente não será tão barato quanto adquirir o produto pronto da Valve.

A seguir, mais fotos do processo de desmontagem da Steam Machine.

Steam-Machine-iFixit-01 Steam-Machine-iFixit-02 Steam-Machine-iFixit-03 Steam-Machine-iFixit-04 Steam-Machine-iFixit-06 Steam-Machine-iFixit-07 Steam-Machine-iFixit-08 Steam-Machine-iFixit-09 Steam-Machine-iFixit-10 Steam-Machine-iFixit-11 Steam-Machine-iFixit-12 Steam-Machine-iFixit-13 Steam-Machine-iFixit-14 Steam-Machine-iFixit-15 Steam-Machine-iFixit-16

Para ver o processo completo de desmontagem da Steam Machine, realizado pela iFixit, clique aqui.