steamcontroller+hed

Há vários meses um vazamento revelou como a Valve faria uma nova modificação no seu Steam Controller. O gamepad do Steam Machine receberia o seu primeiro stick analógico, cobrindo assim uma certa carência que muitos usuários começavam a vaticinar.

Sem o tal stick, os jogos em primeira pessoa não contava com o clássico modo de controle utilizado por anos. Como resposta, a Valve decidiu incluir uma simpática ‘seta’, o que tranquilizaria as massas.

O acessório apareceu na Game Developers Conference para degustação. Tal como as imagens vazadas insinuavam, o stick analógico chegará de forma individual, e ao seu lado teremos botões de ação para das espaço para o segundo trackpad direito.

O que não se pode negar é que o controle é bem completo. Além dos trackpads circulares, o controle oferece duas almofadinhas com clic na parte inferior, que oferecem dois botões adicionais, aproveitando a ergonomia do controle. Esse leque de possibilidades pode resultar em um vantagem em jogos que exigem rapidez de ação e movimentos. Com isso, temos seis botões de ação, incluindo os botões de gatilhos, quatro botões clássicos de ação, o stick analógico e dois trackpads com click.

A localização planejada pela Valve centra a atenção nos trackpads, algo que muda completamente a distribuição clássica dos botões, e que acaba confundindo nas primeiras utilizações. As mudanças podem confundir tanto os primeiros usuários do produto quanto aqueles que já estavam acostumados com a primeira versão do controle, obrigando uma curva de aprendizado maior.

O ideal seria colocar os trackpads no lugar dos botões, mas quem sabe a Valve decida modificar o controle mais uma vez, antes do seu lançamento em definitivo, em novembro.