iPhone X

O Apple iPhone X é um smartphone que, no Brasil, pode custar até R$ 7.780. É um smartphone caro, com caros custos de reparação. E até a empresa de seguros especializada na proteção de dispositivos eletrônicos SquareTrade questiona se realmente vale a pena a compra.

A SquareTrade considera o iPhone X o mais frágil de todos os iPhones já lançados. Seus testes de queda, dobra e imersão mostra o comportamento do dispositivo diante dos incidentes diários mais comuns.

A seguir, o resumo dos resultados dos testes com o iPhone X:

– Teste de queda frontal: bastou uma queda para o iPhone X se despedaçar, a tela parar de funcionar e o reconhecimento facial falhar por completo.
– Teste de Queda Traseira e Lateral: foi a que mais danos internos causou ao dispositivo. A parte externa sofreu danos “cosméticos”, mas a tela parou de funcionar. A queda traseira destruiu por completo o vidro, deixando seus fragmentos soltos, dificultando o manuseio.
– Teste de Imersão: o iPhone X resistiu 30 minutos imerso a 1.5 metros de água, notando-se algumas interrupções durante a reprodução de áudio.
– Teste de Queda Simulada: simulando a queda do telefone do teto de um automóvel, vemos aqui a propensão de danos. A tela e o painel traseiro ficam fissurados, mas o sistema de reconhecimento facial e o menu inicial deslizável deixam de funcionar.
– Teste de Torção: os 60 segundos que o iPhone X foi submetido à essa tortura resultaram em uma tela com fissuras, mas que ainda reconhece o toque. Porém, o menu inicial deixou de funcionar.
– Reparação: a SquareTrade entende que a tela OLED mais fina e cara é mais cara de substituir. A placa-mãe menor, vários cabos e uma bateria dividida são mais difíceis de remover. Ou seja, o iPhone X é consideravelmente mais caro de se consertar.

 

 

Conclusão

 

 

O preço final do iPhone X pode sair bem mais do que os R$ 7.800 máximos que o brasileiro pode investir inicialmente.

Apesar da Apple afirmar que este é o vidro mais resistente já visto em um smartphone, estamos diante do iPhone mais frágil de todos, o que o torna um modelo de elevado risco para investimento.

A pontuação atribuída pela SquareTrade é baseada nas características físicas e componentes, resultados obtidos nos testes e outros fatores relacionados ao dia a dia de uso. Quanto maior a pontuação (entre 0 e 100), maior é o risco dele se danificar em um acidente.

Para prevenir o pior, a SquareTrade recomenda o uso de películas protetoras de tela e cases, além de investirem em um bom seguro contra acidentes.